07/01/2009 | Quarta-feira | 00h00

Ponte sobre o Rio Itú perto de se tornar realidade

Deputado Diaz entre a vice Claudete e o prefeito Gil

Foto: Ascom PMI

A balsa que liga Itaqui a Manoel Viana pelo Rio Itú, está muito perto da aposentadoria. Para alegria dos moradores da localidade do Passo da Cachoeira e arredores. Isso porque no sábado (03/01) pela manhã, o deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Cláudio Diaz, trouxe aos itaquienses a notícia da disponibilidade ao município de uma emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 200 mil.

Reunido com o prefeito Gil Marques Filho e a vice Claudete Bruck, Diaz enalteceu a parceria do governo com o PSDB local e anunciou a verba para ser utilizada, segundo ele, como o município bem entender. O prefeito Gil não perdeu tempo e lembrou da necessidade da construção de uma ponte sobre o Rio Itú, ligando as duas cidades fronteiriças. De imediato o deputado pegou o celular e telefonou para o seu amigo pessoal e secretário adjunto da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Neto, e o colocou em contato com o prefeito. A conversa durou cerca de dez minutos.

- O secretário disse que é plenamente viável a construção da ponte, sendo necessário firmar convênio entre Itaqui e Manoel Viana e, posteriormente, com o governo do Estado através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) - ressaltou Gil.

Os municípios agora correm contra o tempo. A tendência é que o convênio entre ambos seja assinado ainda em janeiro, para que, no início de fevereiro, seja firmado com o governo estadual.

- Se assim ocorrer, a emenda estará à disposição de Itaqui logo após esta exigência legal - anunciou Cláudio Diaz.

Texto e fotos: Juliano Barbosa - 09610