07/01/2009 | Quarta-feira | 00h00

Prefeito é empossado pela irmã vereadora

Prefeito Gil Filho, vereadora Mara Ayub e vice-prefeita Claudete Bruck

Foto: Ascom PMI

O ano é 1964. Alceu Cunegato Marques, na condição de vereador mais votado, dá posse ao irmão Gil Cunegato Marques como prefeito. Passados 45 anos, a história se repete na família Marques.

Na quinta-feira (1º/01/09), a vereadora mais votada na eleição de outubro do ano passado, Mara Marques Ayub (PDT), empossou o irmão Gil Marques Filho (PDT) como prefeito. Eleito com 9.940 votos, Dr. Gil, como é conhecido, se emociona ao lembrar daquele distante 1964, quando ainda era um garoto de apenas 12 anos.

- Eu estava cheio de expectativa em relação ao meu pai, as mudanças que ele poderia fazer em Itaqui. Mas, para meu desespero, três meses depois estoura uma revolução no Brasil. E por estarmos situados numa região de fronteira, foi impedido de governar.

Assim como o prefeito Gil Cunegato Marques, vereadores também foram depostos pelo regime que vigorava na época.

- Todas as lideranças políticas, com cargos eletivos ou não, foram aprisionadas em um campo de concentração, rodeado por arame farpado, situação única no país - relembra o atual prefeito.

Sobre o fato da história se repetir 45 anos depois, Dr. Gil tem uma resposta simples.

- É uma situação que não se explica, coincidência do destino e que não tem como programar. Acontece, é da vida.

Ele ainda brinca.

- Pelo menos desta vez não haverá prisões nem campo de concentração.

O prefeito Gil Marques Filho administrará o município através de uma coligação composta, além do PDT, pelo PSB, PSDB, DEM, PPS e PR.

Texto: Juliano Barbosa - 09610
Foto: Sílvio Mendes