12/02/2009 | Quinta-feira | 00h00

Prefeito retorna de Brasília após participar de audiências importantes

Vereador Lauro Hendges, prefeito Gil e Giles Azevedo, da Casa Civil

Foto: Ascom PMI

Depois de participar do Seminário de Orientação às Novas Administrações, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entre os dias 4 e 6 de fevereiro, em Gramado, o prefeito Gil Marques Filho seguiu viagem até Porto Alegre. Na capital do Estado, na segunda-feira, 9, reuniu-se com o senador Sérgio Zambiasi (PTB). Gil solicitou uma emenda parlamentar para contribuir com o projeto de pavimentação asfáltica das vias da cidade. Já na Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), participou da eleição da nova diretoria e conversou com autoridades de Manoel Viana sobre a construção da Ponte sobre o rio Itú, no Passo da Cachoeira, que liga os dois municípios.

No mesmo dia, à tarde, seguiu viagem a Brasília para tratar de diversos assuntos de interesse do município. Já à noite, na capital federal, juntamente com o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hildebrando dos Santos, e com os vereadores trabalhistas Éber Escobar de Almeida e Lauro Hendges, que compunham a comitiva itaquiense, o prefeito Gil Marques Filho esteve no Ministério do Trabalho e Emprego para marcar uma audiência para quarta-feira, 12, com o ministro Carlos Lupi. Na mesma noite, reuniu-se com o deputado Luis Carlos Heinze (PP), quando discutiram sobre a alteração no projeto da Creche e uma emenda parlamentar para a Piscina Pública.

Na terça-feira, 10, pela manhã, marcou uma audiência na Casa Civil através do gabinete do deputado Vieira da Cunha (PDT). Ainda antes do almoço, Gil reuniu-se com o também deputado trabalhista Pompeo de Mattos, onde falaram sobre uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para a área da saúde. Em seguida, quando já passava das 12h, a comitiva itaquiense participou de audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. No encontro, falaram sobre uma possível reforma da Ponte sobre o rio Ibicuí.

No início da tarde, participaram do 1º Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas Eleitos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, oportunidade em que o presidente Lula anunciou o parcelamento das dívidas dos municípios com o INSS, o que não é o caso de Itaqui. O evento se estendeu até o anoitecer.

Na quarta-feira, 12, às 10h, a audiência foi na Casa Civil, com o secretário executivo adjunto, Giles Azevedo. O assunto em pauta foi a liberação de um recurso no valor de R$ 2 milhões para o término das obras do corredor de exportação, pavimentação asfáltica e saneamento. À tarde, o encontro foi com o deputado tucano Cláudio Diaz. Com ele, falaram sobre a emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a construção da Ponte sobre o rio Itú. Em seguida, reuniram-se com o deputado Paulo Pimenta (PT), e voltaram a falar sobre emenda parlamentar, só que dessa vez no valor de R$ 100 mil, para a continuidade das obras da Praça do Porto.

Por fim, a audiência foi com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para assinatura do convênio do ProJovem, programa criado pelo governo federal e executado em parceria com os governos estaduais e o Distrito Federal. Por meio dele, jovens entre 18 e 24 anos que não concluíram o ensino fundamental têm oportunidade de elevar seu grau de escolaridade. Além disso, o programa oferece qualificação profissional voltada à inclusão social e estimula a prática de ações comunitárias e o exercício da cidadania. O retorno da comitiva a Porto Alegre ocorreu ainda na noite de quarta. Nesta quinta-feira, 12, pela manhã, todos já estavam de volta a Itaqui.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610