23/03/2009 | Segunda-feira | 00h00

‘Aventureiro das Américas’ passa por Itaqui e é recebido pelo prefeito Gil

Vereador Martinez (esq.), Juarez e prefeito Gil com a declaração de presença no município

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na manhã desta segunda-feira (23/03), em seu gabinete, o ciclista Juarez Costa Maciel. Conhecido como ‘Aventureiro das Américas’, Juarez está na estrada há exatos dez anos. Nascido no Rio de Janeiro, o carioca de 50 anos de idade já percorreu cidades de nove países da América do Sul – Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia – sem falar no Brasil.

Juarez viaja sobre duas rodas sem patrocínio. O que consegue para comer e até mesmo se hospedar provém da ajuda de terceiros. Seu objetivo é ver sua façanha impressa no Livro dos Recordes – Guinness World Records, antigo Guinness Book of Records, publicado anualmente, e que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas, como de extremos da natureza – como o homem que mais conheceu cidades nacionais e internacionais.

Para tanto, o calejado cinquentão carrega consigo três catálogos onde têm todas as suas viagens documentadas. Desde fotos, recortes de matérias de jornais a declarações de prefeitos confirmando sua presença em determinado município. Aliás, foi uma dessas que conseguiu em Itaqui. O prefeito Gil assinou uma declaração afirmando que Juarez esteve na cidade e visitou-o na Prefeitura. Perguntado pelo prefeito por quantas cidades já passou, o ciclista respondeu:

– Não faço idéia, já visitei milhares. Está tudo registrado nos meus catálogos.

Juarez chegou a Itaqui na sexta-feira, 20, proveniente de Uruguaiana, e segue viagem nesta terça, 24, rumo a Manaus, cidade onde reside há mais de 20 anos, apesar de estar longe há seis.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e foto: Juliano Barbosa – 9610