Notícias

18/03/2009 | Quarta-feira | 00h00

Orientadoras Educacionais trocam experiências na SME

A Secretaria de Educação (SME) promoveu na manhã desta quarta-feira (18/03), no Salão de Eventos...

Por Juliano Barbosa

Assessoria de Comunicação Social – Ascom PMI

Orientadoras trocam idéias sobre o trabalho nas escolas do município

Orientadoras trocam idéias sobre o trabalho nas escolas do município
Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Educação (SME) promoveu na manhã desta quarta-feira (18/03), no Salão de Eventos da Secretaria, encontro de orientadoras educacionais da Rede Municipal de Ensino, que teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre estas profissionais.


Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos membros da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções, sentimentos, escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares, sempre discutindo, analisando e criticando. É um profissional que se preocupa com a formação de cada estudante (fonte: SME).


Organizado pelas coordenadoras do Serviço de Orientação Educacional (SOE) da SME, Ana Ione Brandes e Veruza Maciel Chaves, o encontro deixou as orientadoras à vontade para falarem sobre como o SOE tem sido realizado e que resultados estão sendo alcançados. Para Leda Oviedo, da escola Otávio Silveira, o SOE tem sido fundamental para que os alunos se sintam próximos e confiantes na equipe diretiva do colégio.


– Atendemos alunos da 4ª a 8ª séries por um período em cada turma. Mas para que haja resultado, é preciso que se trabalhe em equipe, com as participações também da diretora, vice-diretora e supervisora. Assim, resolvemos os problemas na própria sala de aula – destacou a orientadora.


Ana Ione ressaltou, porém, que cada escola tem a sua realidade, e que é necessário, em função disso, conhecer suficientemente bem o educandário e seus alunos para saber qual a melhor forma de aplicar o SOE.


– Há escolas em que o número de turmas é muito grande, por isso torna-se praticamente inviável atender dentro da sala de aula. Aí é preferível que o trabalho seja realizado fora da sala – argumentou Ana, com a concordância de outras orientadoras.


Contudo, a experiente Dardânea Escobar concorda com Leda. Atualmente trabalhando na escola Felipe Nery de Aguiar, Dardânea citou uma passagem dos 14 anos em que foi orientadora no Ranulfo Lacroix.


– Teve uma vez que descobrimos que havia uma aluna grávida. Levamos o SOE para dentro daquela turma e começamos a conversar com eles sobre sexualidade, família e outros assuntos que com o passar do tempo os próprios alunos começaram a nos sugerir. E o resultado foi muito bom, pois quebramos diversos tabus e conquistamos a confiança deles – lembrou.


O encontro ainda teve a participação da equipe de Psicologia da SME, formada pelos psicólogos Giovani Andreoli, Kátia Poletto, Elise Pinto e Catiele Oliveira. Eles ministraram uma rápida palestra que teve como tema a Psicologia Escolar. Ao final, ficou combinado que os encontros de orientadoras serão realizados todas às últimas sextas-feiras de cada mês.


À tarde, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Pólo Universitário da Fronteira Oeste, foi realizada uma capacitação de Matemática para os professores que estão atuando nas séries/anos iniciais. O trabalho foi coordenado pelo professor doutor Luis Alberto Brettas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foram desenvolvidas várias atividades em forma de jogos, como noções de equivalência, equações, sistema de equações, trabalhos com balança, atividades com mosaico lógico e papel pardo, dominó com mosaico lógico, jogos das peças escondidas, identificação de conjuntos e abstração do zero.

O objetivo desse treinamento foi fornecer aos docentes subsídios para planejarem e executarem experimentos didáticos na disciplina de Matemática na tentativa de dinamizar e tornar mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem. A ideia é que os professores organizem atividades para serem executadas com crianças, jovens ou adultos, as quais provoquem a construção de determinados conhecimentos trabalhados.


PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610

Fotos encontro orientadoras: Juliano Barbosa
Foto capacitação Matemática: SME
Imagens Relacionadas
  •        
  •