05/03/2009 | Quinta-feira | 00h00

Projeto para retirar cães das ruas é apresentado ao prefeito

Reunião ocorreu no gabinete do prefeito

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na tarde desta quarta-feira (04/03), no gabinete, a médica veterinária Marian Fraga, que expôs ao mandatário um projeto de sua autoria denominado Centro de Controle de Doenças e de Animais Errantes de Itaqui (CECODAERI). Marian esteve acompanhada de Elaine Medeiros, uma das fundadoras, assim como ela, da Associação Itaquiense de Proteção aos Animais (AIPA), e dos vereadores progressistas Márcio Palma e Igor Ardais, e Aline Goulart (PMDB).

O projeto consiste em proporcionar aos animais abandonados, doentes, feridos e mal tratados o direito à proteção, à cura, ao respeito, à consideração e à existência, recolhendo-os das ruas e ministrando-lhes assistência veterinária e alimentação. Posteriormente eles seriam encaminhados para adoção.

− Queremos colaborar com a saúde pública de Itaqui, uma vez que animais soltos provocam acidentes de trânsito, agridem as pessoas e, como não recebem os cuidados necessários, transmitem doenças – disse Marian.

A veterinária sugeriu ao prefeito a construção de instalações equivalentes a um mini-hospital, que possa abrigar inicialmente cerca de 50 animais. O trabalho, segundo ela, seria desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e instituições de ensino superior, que ajudariam a manter o local doando medicamentos, rações e outros materiais necessários para o funcionamento da unidade.

Também seriam desenvolvidas nos meios de comunicação campanhas de conscientização da população no sentido de vacinar os cães para evitar a procriação, assim como a realização de palestras e distribuição de panfletos em escolas do município. O prefeito gostou da ideia e prometeu colaborar:

− Essa é uma questão de saúde pública, portanto, precisa ser resolvida com urgência. O município será parceiro para que os animais soltos nas ruas sejam recolhidos, bem tratados e encaminhados para adoção. Vamos em busca de verba para a montagem da unidade hospitalar. São Borja foi e conseguiu R$ 250 mil. Por que nós não podemos? – perguntou o chefe do Executivo.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Juliano Barbosa – 9610