16/03/2009 | Segunda-feira | 00h00

Vice-prefeita e secretária de Educação prestigiam eventos escolares

Diretor Marco Espinosa (em pé, à dir.) comandou a solenidade de abertura do ano letivo

Foto: Ascom PMI

A vice-prefeita Claudete Bruck e a secretária de Educação Martha Luzia Delgado, participaram na manhã de sábado (14/03) da solenidade de abertura do ano letivo da Escola Técnica Itaquiense. O evento foi coordenado pelo diretor da instituição, Marco Espinosa.

Fundada em 1962, a Escola completou 47 anos no último dia 10 de janeiro. Ao longo de sua história, formou centenas de profissionais que hoje atuam na área contábil e empresarial, não apenas em Itaqui, mas em diversas regiões do país.

Atualmente desenvolve em parceria com a Prefeitura, o Programa de Ensino Médio Rural nas escolas Luiz Sanchotene (Tuparaí) e Osório Braga (Itaó). O município investe em melhorias no transporte escolar, merenda, implantação de laboratórios de informática e biblioteca, e a Escola Técnica Itaquiense oferece treinamento pedagógico aos professores.

− Na Luiz Sanchotene, em 2004, havia 147 alunos, e em 2008 esse número passou para 385. Na Osório Braga, no 2º ano de implantação, houve aumento de 30% na matrícula inicial – orgulha-se Espinosa.

O incentivo à participação da comunidade escolar, através do Conselho de Pais e Mestres (CPM), também está sendo fundamental para o desenvolvimento dos educandários.

− Estas comunidades assumiram a responsabilidade de oferecer condições adequadas de ensino aos seus alunos. O CPM da Escola Luiz Sanchotene construiu com recursos próprios um Salão de Eventos, que custou aproximadamente R$ 40 mil. E a Prefeitura está fazendo novos investimentos para que seja mantido um ensino de qualidade nestas localidades. Desta forma, mantemos os estudantes junto às suas famílias, contribuindo para a diminuição do êxodo rural – argumenta a vice-prefeita.

A Prefeitura está construindo, através da Secretaria de Obras, mais cinco salas na Escola Luiz Sanchotene, sendo quatro salas de aula e uma sala para a Biblioteca. As obras estão em fase de conclusão.

Claudete Bruck e a secretária Martha Luzia ainda prestigiaram, na mesma manhã, o aniversário de 53 anos da Escola Municipal Otávio Silveira.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Texto: Juliano Barbosa – 9610