23/04/2009 | Quinta-feira | 00h00

Pólo de Itaqui da UAB divulga período para inscrição em vestibular

O Pólo de Itaqui da Universidade Aberta do Brasil (UAB)...

Sede do pólo de Itaqui

Foto: Ascom PMI

O Pólo de Itaqui da Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizará inscrição para o vestibular de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), no período de 29 de abril a 18 de maio próximos. As provas serão aplicadas no dia 7 de junho. Confira abaixo as informações divulgadas pela coordenadora do pólo, Indíra Barboza:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com os Centros Federais de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET/BG) e de São Vicente do Sul (CEFET/SVS), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da Faculdade de Ciências Econômicas, estão lançando a 2ª edição do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), no âmbito do Edital nº. 01/2005 - SEED/MEC e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O PLAGEDER será ministrado à distância usando a Internet como ferramenta tecnológica tendo, no mínimo, 20% de atividades presenciais. O curso foi projetado para capacitar profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural em nível local e regional. Além disso, busca-se formar profissionais capazes de assessorar as coletividades locais e regionais (públicas e privadas) na busca de soluções compatíveis com as necessidades e particularidades das sociedades nos espaços territoriais, bem como na formulação e assessoramento de políticas públicas. Busca-se também proporcionar uma visão ampla e crítica da questão ambiental e suas articulações com o desenvolvimento, a gestão e o planejamento rural.

Justifica-se a criação deste curso pela percepção da carência de profissionais com capacidade de compreender as necessidades das localidades onde estão inseridos.

Por demanda das prefeituras junto ao MEC, a UFRGS implantará o PLAGEDER 2ª Edição, nos seguintes municípios-pólos: Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Camargo, Constantina, Itaqui, Picada Café, Quarai, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, Três de Maio e Três Passos, disponibilizando um total de 500 vagas.

A UFRGS estará oferecendo a estes pólos um curso de graduação, público, gratuito e com qualidade, visando à capacitação e à formação dos alunos, mantendo-os em suas regiões. Os alunos deste curso, embora na modalidade à distância, terão todos os direitos e deveres semelhantes àqueles presenciais da Universidade.

As prefeituras dos municípios-pólos disponibilizarão laboratório de informática, biblioteca, infraestrutura como salas de aulas, setores administrativos e pessoal.

As aulas presenciais ocorrerão, prioritariamente, à noite e aos sábados.

Informações sobre o Edital do processo seletivo podem ser obtidas em http://www.ufrgs.br/coperse/ead/rural e informações sobre o curso podem ser obtidas no site http://www6.ufrgs.br/plageder.

As inscrições serão feitas nos pólos, no período de 29/04/2009 a 18/05/2009. As provas seletivas serão aplicadas pela UFRGS nos 13 pólos no dia 07/06/2009.

Os candidatos deverão ser portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC. A taxa de inscrição é de R$60,00. Para este concurso público, não haverá reserva de vagas.

Para maiores informações o candidato ao curso deve entrar em contato com o pólo de interesse (Itaqui: Rua Euclides Aranha, 1288, fone/fax: (55) 3433-7480, e-mail: uab.poloitaqui.indira@gmail.com), também pelo plageder@ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308-3884.

PMI – Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa – 9610