25/06/2009 | Quinta-feira | 00h00

Conferência Municipal de Educação acontece nesta sexta e sábado na Câmara

A Secretaria da Educação realizará nesta sexta...

Conferência Municipal apresentará propostas de melhorias na educação

Foto: Ascom PMI

A Secretaria da Educação realizará nesta sexta (26) e sábado (27), na Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal de Educação, prévia da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece em abril de 2010, em Brasília. No segundo semestre deste ano, porém, serão realizadas as conferências estaduais e do Distrito Federal. A promoção é do Ministério da Educação.

O objetivo é debater as necessidades educacionais da sociedade brasileira, com apresentação de propostas para melhorar as educações Básica, Superior, Profissional e Tecnológica, e as demais modalidades de ensino. Para isso, participaram em Itaqui representantes de diversos segmentos da sociedade, que há pelo menos dois meses vêm discutindo e expressando opiniões referentes à educação municipal. As propostas de melhorias serão apresentadas durante o evento no Legislativo, a partir das 9 horas. As demandas aqui elencadas serão encaminhadas ao Estado para constarem no documento que será formalizado na Conferência Estadual, para posterior apresentação na CONAE.

Além do tema central - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação - a CONAE tem seis eixos temáticos. São eles: I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; V - Financiamento da Educação e Controle Social; VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610