04/06/2009 | Quinta-feira | 00h00

Itaqui e Santa Lucia (AR) firmam Protocolo de Intenções

O prefeito Gil Marques Filho e o prefeito de Santa Lucia, na Província...

Mario Holtz assina o Protocolo de Intenções observado pelo prefeito Gil

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e o prefeito de Santa Lucia, na Província (Estado) argentina de Corrientes, Mario Cordero Holtz, firmaram na tarde desta quinta-feira (4/6), na Prefeitura, Protocolo de Intenções com o objetivo de estabelecer um intercâmbio entre os dois municípios nas áreas cultural, turística, de produção e tecnologia. O ato ocorreu no gabinete do prefeito. O intercâmbio será estabelecido com suas regras através de um convênio a ser assinado após a aprovação do Protocolo de Intenções pelas Câmaras de Vereadores de Itaqui e Santa Lucia. O objetivo é promover o desenvolvimento e a integração entre ambos os municípios, já que pertencem a países que integram o Mercosul. Na oportunidade, também falaram sobre a construção da Ponte Internacional Itaqui-Alvear.

Mario Holtz veio a Itaqui acompanhado pelo secretário de Governo - uma espécie de vice-prefeito - César Fernández, pelo vereador Alberto Toledo, pelo jornalista Angel Mántaras Márquez, diretor da Agência de Notícias Aguapey Express e assessor do prefeito para Assuntos Internacionais, pelo repórter fotográfico Manuel Dias, e pelo assessor Juan Rodriguez, todos declarados hóspedes oficiais do município de acordo com os decretos nºs. 5.348, 5.349, 5.350 e 5.351, de 2 de junho de 2009. Também participaram do ato a vice-prefeita Claudete Bruck - que intermediou o encontro entre Gil e Mario em visita a Santa Lucia no final de março quando proferiu palestras -, o chefe de Gabinete Daltro Bernardes, a secretária da Administração Ana Cabreira, o secretário substituto de Relações Institucionais e Captação de Recursos Vicente Sanches e o cônsul brasileiro em Corrientes Lucas Brandão.

A comitiva argentina fica em solo gaúcho até domingo 7. Durante os quatro dias, visitarão os projetos sociais Bem Viver, Viva a Diferença, o Pré-Vestibular Comunitário do Instituto Renascer e a Fundação Venâncio Ramos da Silva, além da Yargo, a Camil Alimentos, a Granja Municipal, o Projeto Ouro Doce, a Escola Municipal Ranulfo Lacroix, a Escola de Samba Águias do Samba Itaquiense e algumas obras públicas. Ainda participarão de programas de rádio e de uma caminhada ecológica promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado nesta sexta-feira 5.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610