26/06/2009 | Sexta-feira | 00h00

No Dia Nacional de Combate às Drogas, Secretaria de Relações Comunitárias lança o Projeto Itaqui Livre das Drogas

A Secretaria de Relações Comunitárias, Defesa...

Prefeito Gil discursa durante o lançamento do Projeto

Foto: Ascom PMI

A Secretaria de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania, lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira (26/6), Dia Nacional de Combate às Drogas, o Projeto Itaqui Livre das Drogas. O ato ocorreu no gabinete do prefeito, e contou com a presença de autoridades municipais, de segurança pública, representantes de associações de bairros, dos parceiros Conselho Tutelar, Grupo Amor Exigente, Conselho da Comunidade e secretarias da Educação e Saúde, e imprensa.

Após os discursos do secretário de Relações Comunitárias, Marcos dos Santos, do delegado de Polícia Civil, Rafael Brodbeck, do comandante da BM, capitão Stein, e do prefeito Gil Marques Filho, encerrando a solenidade, iniciou-se a Feira contra as Drogas montada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, contendo trabalhos de alunos das redes municipal e estadual de ensino, tendo como tema ‘Drogas! Caminho que destrói a vida’. Os estudantes permaneceram na Praça até às 17 horas, prestando informações aos pedestres que por ali passavam. À noite, no Teatro Prezewodowski, foi realizada uma Mesa Redonda, tendo o mesmo tema como motivador da discussão. Participaram o prefeito Gil, o delegado Rafael, o sgto. Barros, da BM, e a professora Judayba Signoretti, representando as instituições de ensino superior.

Os convidados discorreram por aproximadamente duas horas. O delegado abriu os trabalhos explicando sobre o mal que as drogas causam ao organismo. Ele incentivou as pessoas a denunciarem a venda e o consumo através do telefone 197. Já o sgto. Barros deu ênfase ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Brigada Militar, que trabalha com a prevenção ao uso de drogas junto a estudantes do Ensino Fundamental ao Médio, onde os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, pais e BM.

A professora Judayba, por sua vez, ressaltou a importância dos pais na educação dos filhos, lamentando que muitos deles delegam tão somente aos professores a tarefa de educar, esquecendo-se que a primeira e mais importante orientação começa dentro de casa. Finalizando, o prefeito Gil falou, entre outras questões, sobre os projetos sociais que são desenvolvidos pelo município no turno inverso ao da escola, explicando aos alunos universitários que encheram o Teatro, que a idéia do governo é ocupar os estudantes com atividades saudáveis e produtivas.

Ao final, os participantes responderam a perguntas que foram elaboradas pela plateia. Segundo o secretário substituto e coordenador da Mesa Redonda, Roger Vila, a Secretaria de Relações Comunitárias ainda promoverá uma série de outras atividades ao longo do ano relacionadas ao combate às drogas.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610