04/07/2009 | Sábado | 00h00

“A ANVISA não tem estrutura e servidores suficientes para atender as fronteiras”, diz gerente da Agência

O prefeito Gil Marques Filho e...

Gil (E), Eliane, Daltro Bernardes (chefe de Gabinete), Paulo e Inês

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária da Saúde, Eliane Piffero, se reuniram no final da tarde desta sexta-feira (3/7), na Prefeitura, com o gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras e Recintos Alfandegados, Paulo Biancardi Coury, e a coordenadora de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do RS, Inês Pereira Mallmann, ambos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Logo no início do encontro, foi desfeita a expectativa da instalação de um posto da ANVISA em Itaqui. A designação de servidores federais para atuarem na Aduana da Receita Federal, no Cais do Porto, durante a epidemia da gripe A, também foi rechaçada. Paulo confirmou e reiterou a declaração do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dada à imprensa, de que a ANIVISA não tem estrutura e pessoal suficientes para atender as fronteiras. Ele e Inês orientaram à secretária Eliane para que mantenha o trabalho da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) na Aduana.

De ajuda ao município, apenas 200 formulários oficiais do Mercosul (Declaração de Saúde do Viajante) e dez banners sobre a gripe A foram entregues pelos representantes da Agência à Saúde do município. Após a reunião no gabinete do prefeito, eles conheceram a Aduana da Receita Federal.

Reunião em Porto Mauá

O prefeito Gil participará na segunda-feira (6), em Porto Mauá (RS), de uma reunião sobre a gripe A com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. Estarão presentes prefeitos de vários municípios gaúchos.

Casos da gripe no município

Até este sábado (4), segundo a Secretaria da Saúde, foram registrados 17 casos suspeitos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) no município. Todos estão sendo monitorados em suas residências, não havendo nenhum caso de internação hospitalar até o momento. As três amostras de secreções dos três primeiros casos suspeitos coletadas na segunda (29), não tiveram seus resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN-RS) até o dia de hoje.

A Secretaria disponibiliza o telefone (55) 9616-4967 para prestar informações à comunidade e atender casos suspeitos de contaminação pelo vírus Influenza A. O serviço está disponível 24 horas e conta com o atendimento das enfermeiras Cláudia Gelain e Audrey Bortolotto, da Vigilância Epidemiológica Municipal.

VISA na Aduana

O coordenador da VISA, Leandro Hiemer, divulgou neste sábado (4) números referentes ao trabalho da Vigilância na Aduana da Receita Federal. Segundo o relatório, foram 173 questionários aplicados aos usuários da barca entre os dias 23 de junho e 2 de julho passados. Foram registrados quatro usuários sintomáticos, sendo dois motoristas e dois servidores da Aduana. Um motorista proveniente de Buenos Aires e residente em São Borja relatou estar com sintomas de febre, tosse, mialgia, dispnéia, dor de garganta e artralgia, no último dia 23 de junho. Um servidor residente no município relatou estar com febre, tosse e dispnéia.

A VISA seguirá realizando o trabalho de monitoramento e orientação às pessoas que ingressam em Itaqui através da Aduana, provenientes da Argentina e demais países vizinhos, assim como os brasileiros que viajam para a outra margem do rio Uruguai.

Decreto

O Decreto de Situação de Emergência publicado na segunda (29), que suspendeu as aulas em todas as instituições de ensino, públicas e privadas no município, pelo prazo de dez dias, expira na próxima quinta-feira (9). Um dia antes de encerrar o prazo, o prefeito Gil decidirá se prorrogará ou revogará o decreto.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610