30/07/2009 | Quinta-feira | 00h00

Ministério da Justiça volta a contemplar Itaqui com viaturas para a segurança pública

Depois de entregar no último dia 5 de junho, em Bagé, um Fiat Uno...

Depois de entregar no último dia 5 de junho, em Bagé, um Fiat Uno e dois computadores com impressora para serem utilizados pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/Fronteiras), do Ministério da Justiça, voltou a contemplar Itaqui em solenidade realizada no final da manhã desta quinta-feira (30/7), em São Borja.

Desta vez, o prefeito Gil Marques Filho recebeu das mãos do ministro Tarso Genro as chaves de uma caminhonete cabine dupla, marca Nissan, e duas motocicletas Yamaha Lander, de 250 cilindradas. Os veículos serão, em regime de comodato, cedidos pela Prefeitura ao Pelotão da Brigada Militar. O ato marcou a entrega do 2º lote de bens aos municípios fronteiriços. Itaqui voltará a ser contemplado pelo Programa com uma caminhonete para uso da Polícia Civil.

A vice-prefeita Claudete Bruck participou na tarde da quarta (29), no Cais do Porto da cidade vizinha, da solenidade de assinatura dos termos de recebimento e comodato de bens. Segundo o secretário executivo do Ministério da Justiça e coordenador do Pronasci, Luiz Paulo Barreto, a medida foi adotada a fim de agilizar os procedimentos de entrega dos veículos aos municípios nesta quinta.

Convênio com a União foi assinado em maio

O processo iniciou-se no dia 15 de maio deste ano, quando Gil e o secretário substituto de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Vicente Sanches, participaram em Porto Alegre, no Salão de Atos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da assinatura do convênio entre União, Estado e prefeituras, que permite a liberação de R$ 8,9 milhões destinados ao combate ao crime no campo e ao abigeato em 31 cidades gaúchas.

O convênio prevê a aquisição de 123 viaturas que estão sendo destinadas à Brigada Militar, Polícia Civil e municípios, além de equipamentos de informática para serem utilizados pelos gabinetes de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, proporcionando o envolvimento direto das prefeituras com a prevenção ao crime.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610