03/07/2009 | Sexta-feira | 00h00

Prefeito e vice inspecionam trabalhos no aterro sanitário e no Parcão

O prefeito Gil Marques Filho e a vice-prefeita Claudete...

Gil (E) e Claudete (entre Lauter (E) e Augusto) conferem o trabalho de cobrimento de solo no aterro sanitário

Foto: Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho e a vice-prefeita Claudete Bruck conferiram in loco na manhã desta sexta-feira (3/7), no Aterro Sanitário Municipal, o cobrimento de solo dos resíduos despejados no local. A ação objetiva evitar o arraste de detritos pelo vento, bem como evitar o aparecimento de moscas, insetos, pequenos animais e outros vetores que possam provocar problemas de saúde pública.

O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos, iniciou há aproximadamente três meses. Para tanto, são utilizados um trator de esteira, uma carregadeira e quatro caçambas. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Lauter, dez pessoas fazem o serviço diariamente.

- Vamos implantar a coleta seletiva, mas a população tem de fazer sua parte, separando o lixo reciclável do orgânico, evitando ao máximo, o uso de sacolas plásticas. Através da conscientização de todos, teremos o nosso trabalho facilitado, assim como o trabalho dos catadores que todos os dias encaram a dura rotina de fazer a seleção do lixo no aterro - explica o secretário de Obras, Augusto Seckler.

Cerca de 30 catadores trabalham no aterro sanitário. Eles recolhem garrafas pet, latas, sacos plásticos transparentes - chamados de filmes - e cobre, e lucram com a venda desses materiais. O prefeito Gil nomeou Leonel Rosa da Silva - conhecido como ‘coronel’ - como líder dos catadores. Ele será o interlocutor da classe junto às autoridades municipais.

Reparos no Parcão

Gil e Claudete também observaram os reparos que estão sendo feitos no Parcão. Os mandatários foram recebidos pelo secretário Lauter e o coordenador de urbanização de praças, Paulo Sasso. No local, está sendo colocado pó de brita na pista atlética e no interior da área de lazer, assim como plantadas 55 mudas de rosas e realizados serviços de drenagem, solda e pintura de brinquedos.

- É importante sair do gabinete para conferir com os próprios olhos o que está sendo feito. Tanto no aterro quanto no Parcão os trabalhos estão a contento - diz Gil.

PMI - Assessoria de Comunicação Social
Jornalista Responsável: Juliano Barbosa - 9610