21/02/2014 | Sexta-feira | 09h31

Itaqui, Uruguaiana e Barra do Quaraí realizam a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Evento ocorre no próximo dia 26, em Uruguaiana

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Defesa Civil trabalha na gestão de riscos urbanos e ambientais

Foto: Reprodução

Em parceria com os municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, a prefeitura de Itaqui realizará, no próximo dia 26, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, em Uruguaiana, a partir das 8 horas, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí (1ª CIPDC).

Com o tema 'Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional', o evento servirá como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), e contará com a participação das cidades argentinas de Paso de Los Libres e Alvear, além da uruguaia Bella Unión, na qualidade de observadoras – a 2ª CNPDC será realizada entre os dia 27 e 30 de maio, em Brasília.

A 1ª CIPDC substituirá as conferências municipais – Itaqui realizaria sua segunda conferência – e terá como objetivos avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária (1ª CNDC); promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil; avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012; propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), e fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).

Representarão Itaqui na comissão organizadora da 1ª CIPDC, conforme o Decreto Municipal nº 6.385/14, Marcos dos Santos (coordenador da Defesa Civil de Itaqui, convocado na condição de agente da Defesa Civil); Rafael Veiga (secretário municipal substituto de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania, convocado na condição de agente público); Hildebrando dos Santos (representante do CREA-RS, convocado na condição de membro de conselho profissional); Joicemar dos Santos (membro da CDL, convocado na condição de representante da sociedade civil); Dilma Floriano (membro da Associação Comunitária do Bairro Várzea, convocada na condição de representante da sociedade civil), e Carlos Ivan Marques (membro da Associação Comunitária do Bairro Ponte Seca, também convocado na condição de representante da sociedade civil).