20/06/2014 | Sexta-feira | 10h22

Plano Operacional do Sistema de Transporte Coletivo Público Urbano Municipal é apresentado durante reunião no gabinete do prefeito

Estudo foi realizado pelo engenheiro mecânico Marcelo Dias Moreno

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Estudo abrange levantamento das rotas, relação das linhas, tabela de horários e tarifas, entre outros itens

Foto: Juliano Barbosa

Vencedor da Dispensa de Licitação nº 017/2014, conforme Processo Administrativo nº 141.122/2014, o engenheiro mecânico Marcelo Dias Moreno apresentou na noite da última quarta-feira, 18, no gabinete do prefeito, o Plano Operacional do Sistema de Transporte Coletivo Público Urbano Municipal, que foi desenvolvido para disponibilizar condições de implantação das linhas de ônibus necessárias para o município, bem como todos os subsistemas que compõem o conjunto de necessidades para que tudo funcione a contento, além de realizar o cálculo tarifário, definindo, desta forma, o preço da passagem de ônibus em Itaqui.

O estudo abrange levantamento das rotas, relação das linhas, com os respectivos itinerários e paradas, tabela de horários e tarifas, relação de pessoal de operação, rodagem, equipamentos e instalações a serem utilizadas na execução do serviço, pesquisa de passageiros e a forma de pagamento utilizada, pesquisas censitárias de volume de passageiros transportados e de rodagem por linha, pesquisa de embarque e desembarque, pesquisa socioeconômica e de opinião, tabulação, análise e diagnóstico do sistema existente, cálculo dos indicadores operacionais e econômicos do sistema, sugestão de quais características cada veículo deverá ter e cálculo tarifário.

Atualmente, fazem parte do Sistema de Transporte Coletivo Público Urbano de Itaqui três linhas estruturais, que são: Vila Nova/Centro (15,7 km), Hospital Velho/Pró-Morar (15,1 km) e Centro/Unipampa (11,7 km). A quilometragem das linhas refere-se à extensão do ciclo completo.

A Linha Estrutural é a linha cujo trajeto do ônibus percorre a estrutura da cidade. Seu percurso é traçado de forma a interligar praticamente todos os bairros, em uma espécie de espinha dorsal. A linha tem ponto inicial e final. O Sistema de Transporte Coletivo Público Urbano também conta com linhas perimetrais e circulares, que não é o caso de Itaqui.

Participaram da apresentação do Plano o prefeito Gil Marques Filho, o vice-prefeito Celso de Moraes Pinto e representantes da Divisão de Trânsito (Ditran), das assessorias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Especial de Gabinete, das secretarias de Obras, Fazenda, Administração, Educação, Saúde e Assistência Social, da Procuradoria Municipal e da empresa Gioda & Cremonti, responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo no município.