28/08/2014 | Quinta-feira | 12h03

Prefeito Gil participa da 1ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência de Itaqui

Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 28, no plenário da Câmara de Vereadores

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil usa a palavra durante a conferência. Ao seu lado, a presidente do Comped, Márcia Bachinski, e o promotor de Justiça, Dênis Gustavo Gitrone

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou na manhã desta quinta-feira, 28, no plenário da Câmara de Vereadores, da abertura da 1ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência de Itaqui. O evento, realizado pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Itaqui (Comped), com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, reuniu na mesa, além do prefeito, a presidente do Comped, Márcia Bachinski, a presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Dificiência de Itaqui (APPDI), Nádia Dias, o presidente da Apae/Escola Especial Bem-Me-Quer, Ricardo Trodo, o vice-presidente da Casa Legislativa, Éber Escobar, e o promotor de Justiça, Dênis Gustavo Gitrone.

Durante sua manifestação, o prefeito falou sobre a implemantação da acessibilidade no município, por parte do poder público, mencionando as ruas que recentemente foram asfaltadas e ganharam rampas de acesso. Ele também lembrou da parceria entre a prefeitura e a Apae, através da cedência de servidores municipais, e das escolas da rede municipal que educam alunos portadores de deficiência, citando a Getúlio Vargas e a Otávio Silveira.

Para tanto, Gil convidou a professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Escola Municipal Getúlio Vargas e doutoranda em surdez, Naulise Gazola, para discorrer mais sobre o assunto. Naulise falou sobre as chamadas 'Salas de Alunos Especiais (AE)', onde estudam crianças, jovens e adultos com deficiências intelectuais, mentais, auditivas e visuais, com transtornos globais de desenvolvimento, além de altas habilidades.

A 1ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência de Itaqui, realizada no último dia da 20ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul (21 a 28), com o tema 'Atitudes fazem a diferença', teve como objetivo esclarecer à sociedade quanto aos direitos das pessoas com deficiência, além de promover a inclusão e o intercâmbio de informações.

Segundo dados do Comped, cerca de 9,5 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência em Itaqui.