29/08/2014 | Sexta-feira | 09h23

Secretaria da Educação realiza abertura da Semana da Pátria na próxima segunda, 1º

Cerimônia ocorre na Praça Central, a partir das 9h

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Pira da Pátria é acesa com o Fogo Simbólico durante cerimônia de abertura da Semana da Pátria do ano passado

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

A Secretaria Municipal da Educação realiza na próxima segunda-feira, 1º, a partir das 9h, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça Central), cerimônia de abertura da Semana da Pátria 2014.

Na ocasião, será acesa a Pira da Pátria – o Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por representantes da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, através da 77ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, chegou a Itaqui no último dia 19 e foi levado até o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec). Escolas das redes pública e particular de ensino participarão da cerimônia desfilando com suas bandas marciais.

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, a programação da Semana da Pátria terá sequência dia 4, com sessão solene, às 18h30min, na Câmara de Vereadores. No dia 6 está prevista uma missa, às 19h, na Igreja Matriz São Patrício. Já no dia 7, o 1º RC Mec realizará atividades alusivas à Independência do Brasil, a partir das 10h, na Praça Eng. Bélgio Tabajara (Praça do Porto). O encerramento da Semana da Pátria 2014 acontece às 17h do mesmo dia, na Praça Central, com extinção do Fogo Simbólico. Um pouco antes, às 15h, no mesmo local, ocorrerá uma apresentação da Banda Municipal.

Desfiles das escolas e encontro de bandas cancelados

Vale lembrar que em reunião realizada em meados de julho entre a Secretaria Municipal da Educação e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, decidiu-se pela não realização dos desfiles das escolas e do encontro de bandas em razão da cheia do Rio Uruguai, que atingiu o município no final de junho e início de julho.

Temas

Em 2014, o tema municipal da Semana da Pátria é 'Pela educação e trabalho por seu povo, Itaqui se mobiliza de novo'. Já o estadual presta homenagem ao centenário de nascimento do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, com o tema 'Meu jeito de ser brasileiro. Lupicínio Rodrigues, 100 anos de dores e amores'. Por fim, o tema nacional, que é 'Amazônia e o mundo'.

Homenagem

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) será a homenageada deste ano por ter iniciado um novo ciclo no processo de formação e crescimento educacional dos itaquienses e daqueles que aqui aportam, através de cursos de graduação ministrados por profissionais capacitados nas mais diversas áreas do conhecimento.