Notícias

19/09/2014 | Sexta-feira | 10h35

Desfile de 20 de Setembro inicia às 9h

Entidades tradicionalistas percorrerão a Rua Dom Pedro II, na quadra do Parcão

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Piquetes e CTGs participarão do desfile farroupilha

Piquetes e CTGs participarão do desfile farroupilha
Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

Para celebrar a Guerra dos Farrapos (1835-1845) e cultuar as tradições gaúchas, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realiza neste sábado, 20, na Rua Dom Pedro II, na quadra do Parque Comendador Firmino (Parcão), desfile de 20 de Setembro.

A abertura está marcada para as 9h. Na ocasião, o peão do município, Hugo Antônio Charão da Silva, e o coordenador da Cosfa, Márcio Barros, solicitarão ao prefeito Gil Marques Filho autorização para o início do desfile das entidades tradicionalistas, que reunirá piquetes e CTGs.

Já às 16h, no mesmo local, em frente ao Monumento do MTG, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, uma solenidade marcará a entrega de troféus às entidades participantes e pessoas agraciadas. Na sequência, com horário previsto para as 17h, ocorrerá a cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha 2014.

Na oportunidade, ao som do Hino Nacional Brasileiro, serão arriadas as bandeiras do Brasil, do Estado, de Itaqui e do MTG. Logo após, o peão do município entregará a centelha ao próximo hospedeiro da Chama Crioula, o proprietário da Fazenda Itu, Alceu Nicola. A entoação do Hino Rio-Grandense será o último ato da cerimônia.

Fonte: Cosfa