Olá, boa tarde! Hoje é quarta-feira, 16 de agosto de 2017

12/11/2014 | Quarta-feira | 12h13

Corsan ingressa na Justiça com ação de desapropriação de área para construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Prefeito Gil foi informado do fato pelo superintendente regional da empresa na manhã desta quarta-feira, 12, durante reunião no gabinete

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. para a dir.: Gil, Bruna, Isaac, Maximiliano, Edison e Marcos durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho se reuniu no final da manhã desta quarta-feira, 12, no gabinete, com o superintendente regional da Corsan, Maximiliano de Moraes, com a engenheira civil do Departamento de Obras da regional, Bruna Stangherlin, e com o gerente da unidade de Itaqui, Edison Palacio.

Na ocasião, Maximiliano informou ao prefeito que a empresa ingressou nesta terça na Justiça – já que não houve acerto com os proprietários – com uma ação de desapropriação da área por ela requerida para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), conforme previsto no Contrato de Programa firmado entre a Corsan e o município em dezembro de 2009, com prazo de vigência de 25 anos, e que prevê investimentos na rede de abastecimento de água e em esgotamento sanitário.

A área em questão está localizada na Coxilha Paraíso – antiga Invernadinha –, próxima à Vila Nova, onde pretende-se construir a ETE a um custo estimado de R$ 5,94 milhões. Inclusive, há uma empresa contratada para execução da obra. Trata-se da TCC Saneacon - Saneamento & Construção, do município de Alegrete, que vencera processo licitatório realizado pela estatal em agosto de 2013 – o contrato fora assinado no mês seguinte.

Vale lembrar que o prefeito Gil decretou o terreno (Decreto nº 6.407) – que tem área superficial de 22,5 mil m² – área de utilidade pública para fins de desapropriação em 27 de março deste ano.

Também participaram da reunião de hoje os secretários municipais Isaac Mendel (Administração) e Marcos dos Santos (Relações Comunitárias).