13/11/2014 | Quinta-feira | 09h13

Prefeito recebe ofício do Ministério dos Transportes com informações sobre demandas de Itaqui

Documento fala sobre reativação da rede ferroviária, construção de ponte internacional e de nova ponte sobre o Rio Ibicuí

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito encaminhou as demandas para Brasília em 14 de julho deste ano

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

O prefeito Gil Marques Filho recebeu no início da manhã desta quinta-feira, 13, ofício do Ministério dos Transportes, por meio do gabinete do ministro Paulo Sérgio Passos, com informações sobre três demandas de Itaqui, encaminhadas por ele a Brasília em 14 de julho deste ano. São elas: reativação da rede ferroviária (ligando São Borja, Maçambará, Itaqui e Uruguaiana); construção de ponte internacional sobre o Rio Uruguai (ligando Brasil e Argentina); e construção de nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472 (divisa entre Itaqui e Uruguaiana).

Em relação à reativação da rede ferroviária, de acordo com o ofício, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que recebeu o pleito através do Ministério dos Transportes, informa que a reativação do trecho São Borja/Itaqui/Uruguaiana, no traçado original, não é questão que dependa de decição da agência, já que há uma concessão de uso em andamento, outorgada à América Latina Logística (ALL), e que a antiga ligação entre Itaqui e São Borja, passando por Maçambará, não faz parte da mesma. Além disso, está em curso uma disputa judicial entre a ANTT e a ALL em relação ao trecho Santiago/São Borja.

Sobre a ponte internacional, ligando Itaqui à correntina Alvear (província de Corrientes, na Argentina), na outra margem do Rio Uruguai, o documento diz que está em desenvolvimento um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de um programa de investimentos para otimizar a conexão entre ambos os países, contratado junto ao consórcio Iatasa, Atec, Grimaux e Ballcons, e que deverá definir locais para as construções de pontes – também estão na 'briga' os municípios de Porto Mauá (BRA)/Alba Posse (ARG) e Porto Xavier (BRA)/San Javier (ARG) – Alba Posse e San Javier fazem parte da província de Misiones.

Por fim, a ponte sobre o Rio Ibicuí. Segundo consta no ofício encaminhado ao prefeito, foi licitada e contratada, por meio do Edital nº 162/2013-00, empresa para elaboração de projetos de engenharia para construção de ponte rodoviária e acessos na rodovia BR-472.