09/01/2015 | Sexta-feira | 10h24

Prefeito Celso se reúne com o deputado Luis Carlos Heinze

Na pauta, perdas na lavoura e prejuízos causados pelo intenso volume de chuva

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Celso (E) e Heinze trocam informações durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

No final da tarde desta quinta-feira, 8, o prefeito em exercício, Celso de Moraes Pinto, reuniu-se com o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS). Também participaram do encontro o chefe de gabinete Daltro Bernardes, o secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, além de representantes do IRGA, da Emater/RS-Ascar, do Sindicato Rural, da Associação dos Arrozeiros e da Câmara de Vereadores.

Durante a reunião, realizada no gabinete do prefeito, o deputado conversou com as autoridades e lideranças do setor agrícola sobre as perdas na lavoura e prejuízos causados pelo intenso volume de chuva registrado neste início de ano, ocasionando as cheias dos rios Uruguai e Ibicuí.

Heinze solicitou um levantamento dos estragos causados em estradas vicinais por onde escoa a produção e das perdas, principalmente, na lavoura arrozeira. A ideia do deputado é apresentar esse laudo à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Ministério da Integração Nacional, para obtenção de recursos que auxiliem os produtores.

Segundo dados do escritório local do IRGA, dos 82 mil hectares de área de arroz plantada no município, cerca de 8 mil a 10 mil hectares estão embaixo d'água.