11/06/2015 | Quinta-feira | 14h13

Secretaria da Saúde realiza força-tarefa de combate à dengue

Ação, que acontece na Pró-Morar, será estendida a outros bairros

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Agentes de endemias durante visita a uma residência

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa de Combate à Dengue, da Vigilância Sanitária (VISA), e em parceria com as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, iniciou na manhã desta quinta-feira, 11, no bairro Pró-Morar, uma espécie de força-tarefa de combate à dengue, denominada de 'Vigilância no Bairro'. A ação se estende até o meio da tarde de hoje. A força-tarefa terá continuidade em outros bairros da cidade.

As equipes estão com a base montada na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro. Ali, e em visitas a moradores feitas por agentes de endemias – quando são coletadas amostras de possíveis larvas do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença), caso haja a suspeita – estão sendo distribuídos materiais informativos que contêm diversas orientações, e não só referentes à dengue, como também à leishmaniose, chagas, entre outras doenças. A Secretaria do Meio Ambiente aproveitou a ocasião para distribuir à comunidade local mudas de acerola, araçá, sibipiruna, entre outras espécies.

O prefeito Gil Marques Filho, acompanhado do secretário da Saúde, Leonardo Betin, esteve no local acompanhando o início do trabalho e conheceu as novas instalações da ESF, que recentemente passou por uma ampliação. A unidade ganhou cinco novas salas, sendo dois consultórios, uma sala de reunião, uma de expurgo e uma de esterilização. A ESF Pró-Morar é coordenada pela enfermeira Jolçueider Borges. Já a VISA tem como coordenadora Ida Finger e o Programa de Combate à Dengue, o coordenador é Alvocir Lambert.

Atenção para os sintomas da dengue:

> Febre alta repentina
> Dor nos olhos e dor de cabeça
> Dor na junta e nos músculos
> Manchas avernelhadas pelo corpo
> Falta de apetite e sensação de fraqueza
> Em alguns casos, pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas

Dicas de prevenção:

> Guarde pneus velhos sob abrigo
> Feche caixas d'água, tonéis e latões
> Mantenha a piscina tratada o ano inteiro
> Coloque areia nos cacos de vidro dos muros