23/07/2015 | Quinta-feira | 14h38

Comissão Coordenadora dos Eventos Alusivos à Invasão Paraguaia a Itaqui entrega ao prefeito relatório de prestação de contas

Ato ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, 23

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Presidente da comissão, historiador Jesus Pahim entrega ao prefeito o relatório de prestação de contas

Foto: Juliano Barbosa

A Comissão Coordenadora dos Eventos Alusivos à Invasão Paraguaia a Itaqui entregou relatório de prestação de contas ao prefeito Gil Marques Filho, que a parabenizou pelo trabalho. Compareceram ao encontro, realizado no final da manhã desta quinta-feira, 23, o historiador e presidente da comissão, Jesus Pahim, além dos membros Martha Luzia Delgado (representante do Setor de Cultura do município), Jorge Messina (do Lions Clube) e Suzana Almeida (do Piquete Dom Lagarto). Criada através do Decreto nº 6.680/2015, a comissão era composta de 13 membros, representantes de diferentes segmentos da sociedade.

A programação foi realizada pela comissão no dia 13 de julho, iniciada pela manhã com Sessão Especial na Câmara de Vereadores e reinauguração na Praça Marechal Deodoro da Fonseca do busto do coronel Antônio Fernandes Lima – comandante da 1ª Divisão de Cavalaria Ligeira à época da invasão paraguaia a Itaqui, ocorrida entre os dias 7 e 18 de julho de 1865 –, e encerrada à tarde com o descerramento de uma placa alusiva aos 150 anos da invasão na Estância Alto Uruguai, saqueada e parcialmente incendiada pelos invasores paraguaios durante o confronto.

Vale lembrar que o coronel Antônio Fernandes Lima liderou a resistência à invasão, que aconteceu após a tomada pelos paraguaios do município vizinho de São Borja, servindo de estopim para a entrada definitiva dos brasileiros em um dos maiores confrontos armados da América do Sul, a Guerra do Paraguai (1864-1870), que envolveu a Tríplice Aliança – união entre Argentina, Brasil e Uruguai – na luta contra os paraguaios.

No relatório de prestação de contas entregue ao prefeito ainda constam informações sobre a transferência do 1º RC Mec para a Praça Marechal Deodoro da Fonseca do busto do coronel Antônio Fernandes Lima e a limpeza do acesso às ruínas da Flotilha do Alto Uruguai, unidade da Marinha Brasileira em Itaqui – o ato de fixação de placa indicativa da condição histórica do local também seria realizado no dia 13, mas em razão da chuva acabou sendo cancelado e nova data ainda não foi anunciada.

Segundo o historiador Jesus Pahim, o principal objetivo da comissão foi “resgatar um fato histórico de extrema relevância e levar a público esse episódio ocorrido há 150 anos, até o momento relegado ao esquecimento e ao quase completo desconhecimento da comunidade itaquiense, especialmente da atual geração”.