Olá, boa tarde! Hoje é quinta-feira, 27 de julho de 2017

15/07/2015 | Quarta-feira | 15h28

Possibilidade de aumento do nível do rio Uruguai provoca reunião da Defesa Civil no gabinete do prefeito

Neste momento, cheia atinge os 7,35 metros

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Autoridades reunidas no gabinete do prefeito traçam um plano de ação para enfrentar mais uma cheia do rio Uruguai

Foto: Juliano Barbosa

O volume de chuva registrado nos últimos dois dias na bacia do rio Uruguai, mais precisamente na região Noroeste do Estado, e a consequente previsão para esta sexta-feira do aumento do nível do rio em Itaqui, segundo informações do coordenador da Defesa Civil do município, Marcos dos Santos, provocaram uma reunião no gabinete do prefeito no final da manhã desta quarta-feira, 15.

Durante o encontro, que contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho, do coordenador Marcos e dos titulares ou substitutos das secretarias de Obras, Fazenda, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Agricultura e Assistência Social, foram discutidas algumas ações, como por exemplo, a remoção de casas volantes da zona ribeirinha, a necessidade de locação de banheiros químicos e de apoio de pessoal do 1º RC Mec, bem como a possibilidade de declaração de situação de emergência no município.

A partir de amanhã, a Defesa Civil estará atendendo em um QG montado no Mercado Público Municipal, na antiga sede da Secretaria de Serviços Urbanos, que agora está localizada na rua Bento Gonçalves, esquina com a rua Osvaldo Aranha, a uma quadra da prefeitura.

A Defesa Civil vem há pelo menos 15 dias monitorando as cheias. Neste momento, em Itaqui, o rio Uruguai está 7,35 metros acima do normal, nível que se mantém desde a segunda-feira. A cheia atinge os moradores ribeirinhos a partir dos 8,90 metros.