14/07/2015 | Terça-feira | 12h57

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. para a dir.: Priscila, Paloma, Luciana, Gil e Elian

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho foi apresentado a três médicas que chegaram a Itaqui para trabalhar em unidades de saúde através do programa federal Mais Médicos. O encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 14, no gabinete do chefe do Executivo, também contou com a presença do secretário substituto da Saúde, Elian Belous.

As médicas de família Luciana Trois Pelicioli e Priscila de Vargas e Grando são naturais de São Borja. Já a também médica de família Paloma Veiga de Camargo é nascida em Giruá. As três iniciaram atendimento nesta segunda-feira – Luciana na unidade de saúde do bairro Chácara, Priscila na unidade do bairro Cafifas e Paloma na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro José da Luz.

O contrato de trabalho das profissionais tem validade de três anos, podendo ser prorrogado por mais três. Durante esse período, o governo Federal pagará uma bolsa mensal de R$ 10 mil para trabalho com dedicação exclusiva para Atenção Básica no SUS, o Sistema Único de Saúde. Ao município caberá custear transporte, moradia e alimentação das médicas.

Luciana, Priscila e Paloma se juntam aos cubanos Marta Dolores Arocha Hernandez e Martin LLanes Olivera, e ao são-borjense Renan Lopes de Vargas, que estão prestando atendimento na rede municipal de saúde, através do Mais Médicos, desde o segundo semestre de 2013.