13/08/2015 | Quinta-feira | 11h05

Começa neste sábado, 15, campanha de vacinação contra a paralisia infantil

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Pais ou responsáveis devem levar até a unidade de saúde a caderneta de vacinação da criança

Foto: Reprodução

Começa neste sábado, 15, em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a poliomielite, a popular paralisia infantil. Em Itaqui, a Secretaria Municipal da Saúde aplicará doses da vacina, das 8h às 17h, no Centro de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) Vila Nova, José da Luz, Pró-Morar e Rio Uruguai. A campanha vai até o próximo dia 31.

Devem ser vacinadas crianças a partir dos seis meses de idade até menores de cinco anos. Para tanto, os pais ou responsáveis devem levar até a unidade de saúde a caderneta de vacinação da criança, pois, segundo a coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, Dulcilene Ramos, também será a oportunidade para colocar o esquema vacinal das crianças em dia.

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada (fonte: Blog da Saúde).

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território (fonte: Blog da Saúde).