26/08/2015 | Quarta-feira | 15h44

Reunião do GGIM da Segurança Pública define a parte operacional do sistema de videomonitoramento que será instalado em Itaqui a partir de setembro

Funcionamento está previsto para novembro

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Itaqui foi contemplado com 10 câmeras de vídeo para implantação de sistema de videomonitoramento

Foto: Juliano Barbosa

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Segurança Pública, realizada no final da manhã desta quarta-feira, 26, no gabinete do prefeito, definiu a parte operacional do sistema de videomonitoramento que será instalado em Itaqui a partir de setembro, pela empresa Digitaltec, de Novo Hamburgo, com funcionamento previsto para novembro.

De acordo com o que foi definido durante o encontro, a sala de operações das 10 câmeras de vídeo funcionará junto à 2ª Cia., sede da Brigada Militar em Itaqui. Já o sistema será operado de forma conjunta entre servidores da Brigada e do município, por meio de convênio que será celebrado entre ambos.

As câmeras de vídeo e demais equipamentos necessários para implantação do sistema tiveram custo de cerca de R$ 640 mil, dividido entre União, através do Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e Estado, que bancará 10% desse valor. A Itaqui caberá custear a operacionalização e manutenção do sistema de videomonitoramento.

Participaram da reunião o prefeito Gil Marques Filho (coordenador do GGIM), o chefe de gabinete Daltro Bernardes (secretário executivo do GGIM), o diretor da Divisão de Trânsito (Ditran), Anael dos Santos (coordenador do observatório do GGIM), Vanelize Bicca (secretária do GGIM), além do comandante do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (2º BPAF), major Édson Damião Ribas, o comandante da 2ª Cia., capitão Josoé Stivanin, e o tenente Márcio Ederlei Saling.

A Lei Municipal nº 3.449/09 criou o Sistema Municipal de Segurança Pública, o Programa Municipal de Segurança Pública, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o Fundo Municipal de Segurança Pública, que estabelece e autoriza o Poder Público a conveniar-se com os sistemas Estadual e Nacional de Segurança Pública, além de organizações não governamentais.

Abaixo, confira os locais onde serão instaladas as 10 câmeras de videomonitoramento:

> Rua Independência, esquina Rua Saldanha da Gama (ponto de referência: Cais do Porto)
> Rua Bento Gonçalves, esquina Rua Borges do Canto (Bancos do Brasil e Banrisul)
> Rua Independência, esquina Rua Euclides Aranha (Praça Central)
> Rua Independência, esquina Rua David Canabarro (O Boticário)
> Rua 15 de Novembro, esquina Rua Domingos Martins (casa lotérica)
> Rua Dom Pedro II, esquina Rua 20 de Setembro (Parcão)
> Rua Dom Pedro II, esquina Av. Borges de Medeiros (Posto Saara)
> Rua Sani Silva, esquina Av. Borges de Medeiros (Pitangueira)
> Rua Tiradentes, esquina Rua 15 de Novembro (casa lotérica)
> Avenida Joaquim de Sá Britto (Unipampa)