Olá, boa tarde! Hoje é quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Desfile de 20 de Setembro terá segurança policial reforçada

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Cavalarianos chegam ao Parcão para o início da cerimônia de abertura da Semana Farroupilha 2015

Foto: Juliano Barbosa

Sob o olhar de centenas de pessoas, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizou no final da tarde desta segunda-feira, 14, no Parque Comendador Firmino (Parcão), em frente ao Monumento do MTG, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, cerimônia de abertura da Semana Farroupilha 2015.

Depois de percorrer os 130 quilômetros que separam a Fazenda Itu – hospedeira da Chama Crioula este ano – da cidade, um grupo de cerca de 170 cavalarianos, liderado pelo proprietário da fazenda hospedeira, Alceu Nicola, e por integrantes da Cosfa, chegou ao local por volta das 17h – a condução da Chama em Itaqui está completando 36 anos.

Coube ao proprietário da Fazenda Itu realizar o primeiro ato da cerimônia. Com uma centelha da Chama, Alceu Nicola acendeu o Candeeiro Crioulo, no Monumento do MTG. Na sequência, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Itaqui e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao som do Hino Nacional Brasileiro e, após, do Hino Tradicionalista. Em seguida, o coordenador da Cosfa, Márcio Barros, abriu os pronunciamentos. Depois dele, falaram o vice-prefeito Celso de Moraes Pinto e o coordenador da 3ª Região Tradicionalista (3ª RT), Marcelino Olizan.

A distribuição de centelhas às entidades tradicionalistas que participaram da condução da Chama Crioula foi o último ato da cerimônia. Antes, porém, havia sido entoado o Hino Rio-Grandense.

Segurança policial reforçada durante o Desfile de 20 de Setembro

O prefeito Gil Marques Filho publicou em seu perfil no Facebook, na tarde desta segunda-feira, 14, que em reunião realizada no mesmo dia, na Secretaria Estadual da Segurança Pública, em Porto Alegre, o secretário-adjunto, tenente-coronel Jair Euclésio Ely, garantiu para ele segurança policial reforçada durante o Desfile de 20 de Setembro em Itaqui.

Ainda na postagem, o prefeito escreveu: “...assim, o desfile será autorizado, com segurança. Uma vitória da comunidade e do governo que garante a ocorrência de uma manifestação popular cultural histórica. Ganham todos!”

<<   |   >>