Olá, boa noite! Hoje é sábado, 23 de setembro de 2017

07/01/2016 | Quinta-feira | 11h13

Prefeito Celso de Moraes Pinto participa de reunião com o ministro da Integração Nacional

Realizado em Uruguaiana, encontro discutiu assuntos de interesse dos municípios da região atingidos pelas enchentes

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Ministro Occhi conversa com a comitiva itaquiense

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito em exercício, Celso de Moraes Pinto, participou nesta quarta-feira, 6, em Uruguaiana, de reunião com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira.

Realizado no Salão Nobre da prefeitura, o encontro também contou com as presenças dos demais prefeitos e vice-prefeitos dos municípios da Região Fronteria Oeste atingindos por enchentes e de representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Cidades, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, além de parlamentares gaúchos.

Um dos principais temas abordados durante a reunião foi o remanejamento de famílias para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os outros assuntos de destaque foram a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os trâmites para reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal – em determinado momento do encontro, o secretário Adriano Pereira disse que “Itaqui é o único município da região que teve, até agora, a situação de emergência reconhecida pela Secretaria (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil)”. O Ministério da Integração Nacional agenda para a próxima semana uma nova reunião, desta vez em Porto Alegre.

Antes de deixar Uruguaiana em direção a Santa Maria, para encontro com prefeitos de municípios da Região Central do Estado, o ministro Occhi recebeu das mãos do prefeito Celso – que estava acompanhado do coordenador municipal de Defesa Civil, Marcos dos Santos, do secretário substituto de Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania, Rafael Veiga, e do vereador Éber Escobar, presidente da Casa Legislativa – documento contendo cinco reivindicações de Itaqui, que são: construção de 300 unidades habitacionais; liberação de recursos para reconstrução de estradas municipais; liberação de recursos para construção de nova ponte sobre o rio Ibicuí, na divisa entre Itaqui e Uruguaiana, na BR-472; maior agilidade na liberação de recursos para o Cartão da Defesa Civil; e liberação de recursos para aquisição de material de construção para as casas danificadas.

O documento foi elaborado na terça-feira, 5, durante reunião realizada à tarde, no gabinete do prefeito, e que contou com as presenças do chefe de gabinete, Daltro Bernardes, do coordenador Marcos dos Santos, da secretária do Meio Ambiente, Ilca Figueiredo, da assessora jurídica Marcelle Gioda, dos vereadores Éber e Márcio Palma, do vice-presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui, João Raul Borges Neto, do deputado estadual Frederico Antunes (PP), do assessor do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), Roberto Zacouteguy, e dos majores Castro e Henrique, da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do RS.

<<   |   >>