Olá, boa noite! Hoje é quarta-feira, 23 de agosto de 2017

11/05/2016 | Quarta-feira | 11h21

Deputado Paulo Pimenta destina R$ 100 mil para Itaqui

Recurso será aplicado na aquisição de uma patrulha agrícola

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Investimento beneficiará cerca de 450 famílias vinculadas à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Curuçu (APAFC) e às associações de moradores do Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira

Foto: ibirapuitars.com.br

O prefeito Gil Marques Filho recebeu esta semana, das mãos do vereador Fábio Molina (PT), ofício que confirma a destinação ao município de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil proveniente do Orçamento Geral da União de 2016.

Solicitada por Liliane Charão ao deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) – Liliane representa o deputado em Itaqui –, a emenda tem recurso oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A mesma, conforme o documento entregue ao prefeito, deverá ser aplicada na aquisição de uma patrulha agrícola contendo trator e reboque, auxiliando produtores do interior no preparo e correção nutricional do solo, plantio e implantação de novas culturas.

O investimento, que contará com R$ 10 mil de contrapartida da prefeitura, beneficiará cerca de 450 famílias vinculadas à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Curuçu (APAFC) e às associações de moradores do Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira.

A renovação da patrulha agrícola tem como objetivo atender os programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), além de dar suporte produtivo às futuras agroindústria de processamento mínimo e agroindústria do mel.

A proposta de aquisição da patrulha agrícola já foi cadastrada pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos no Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal, criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.