Olá, boa noite! Hoje é quarta-feira, 23 de agosto de 2017

07/06/2016 | Terça-feira | 15h23

Assembleia Municipal da Consulta Popular elege propostas para investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura, desenvolvimento rural e turismo

Também foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Assembleia teve cerca de 70 participantes

Foto: Divulgação/Comude e Corede-FO

A Prefeitura de Itaqui, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-FO) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) realizaram na noite desta segunda-feira, 6, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assembleia Pública Municipal da Consulta Popular 2016 - Orçamento 2017.

Na oportunidade, foram eleitas propostas para investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura, desenvolvimento rural e turismo. Todas elas serão levadas para discussão na Assembleia do Fórum Regional, que acontece no próximo dia 15, em Uruguaiana. Também foram eleitos dois delegados titulares (Magali Engers dos Santos e Ademar Lermen) e dois suplentes (Rosa Dornelles Milke e Lisiane Steibel Tabajara).

Cerca de 70 pessoas participaram da assembleia, dentre elas o prefeito Gil Marques Filho, os secretários Elian Belous (Saúde), Isaac Mendel (Administração) e Ricardo Cabreira (Captação de Recursos), e os presidentes Hugo Ximenes (Corede-FO) e Marcos dos Santos (Comude). Abaixo, confira as propostas eleitas:

1 - Saúde

> Qualificação e financiamento da rede de atenção, consolidando a regionalização da saúde; qualificação e financiamento de hospitais de referência regional acima de 70 leitos; aquisição de equipamentos para hospitais de referência regional acima de 70 leitos; e convênio com instituições de saúde e repasse fundo a fundo com municípios.
* Valor: R$ 300 mil.

2 - Educação

> Proporcionar a formação continuada em todos os níveis e modalidades de ensino da rede estadual, visando a ressignificação da prática pedagógica por meio de seminários, encontros, conferências, cursos e oficinas. A formação continuada contemplará as áreas do conhecimento e seus componentes (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Matemática).
* Conforme valor disponibilizado.
* Aplicações diretas: execução pela própria Secretaria da Educação.

3 - Agricultura, Pecuária e Irrigação

> Melhorar as condições de trafegabilidade de estradas em áreas rurais, proporcionando melhores condições de logística para o escoamento de safras e locomoção dos produtores rurais, através de obras de cortes, aterros, drenagem, pontilhões e bueiros, baseados em projetos com levantamento planialtimétrico.
* Transferência aos municípios.
* Valor: R$ 100 mil.

4 - Desenvolvimento Rural

> Apoio à agroindústria familiar, com financiamento via FEAPER ou convênio com municípios para construção e reforma predial ou aquisição de equipamentos para agroindústrias familiares, tendo como objetivo agregar valor à produção primária, melhorando a renda e as condições de vida dos agricultores.
* Aplicações diretas ou transferência aos municípios.
* Valor: R$ 50 mil.

5 - Turismo, Esporte e Lazer

> Instalação e revitalização de Centros de Atenção Turística para expansão da atividade e o desenvolvimento do turismo regional.
* Transferências a municípios e regiões turísticas representadas por instituiçções legalmente constituídas.
* Valor: R$ 50 mil.

Fonte: Corede-FO e Comude