Olá, bom dia! Hoje é sexta-feira, 24 de novembro de 2017

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Chama Crioula arde no candeeiro, no Monumento do MTG

Foto: Juliano Barbosa

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), sob a coordenação do tradicionalista Carlos Belmonte Cereja, realizou no final da tarde desta quarta-feira, 14, no Monumento do MTG, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2016. O evento contou com grande presença de público, que tomou conta da rua Dom Pedro II e de parte das dependências do Parque Comendador Firmino (Parcão).

O primeiro ato da cerimônia foi o acendimento do candeeiro crioulo. Coube ao hospedeiro da Chama Crioula 2015/16, José Ilson Carpes, fazê-lo – conduzida por cavaleiros representantes da fazenda hospedeira Santa Jalva, da Cosfa e de entidades tradicionalistas, a chama chegou à cidade após percorrer cerca de 86 km.

Na sequência, ao som do Hino Nacional Brasileiro, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do RS, de Itaqui e do MTG, para, em seguida, o prefeito Gil Marques Filho saudar a todos e declarar abertos os festejos farroupilhas. No encerramento da solenidade, foi entoado o Hino Rio-Grandense e distribuídas centelhas da chama às entidades tradicionalistas.

Manifestações culturais, culinária campeira e bailes gaúchos em piquetes e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) fazem parte da programação que se estende até o dia 20, quando, às 9h, na mesma Dom Pedro II, iniciará o desfile comemorativo à epopeia farroupilha (Guerra dos Farrapos, 1835-1845), com encerramento previsto para o meio-dia. Às 16h, também no Monumento do MTG, ocorrerá a solenidade de encerramento da Semana Farroupilha 2016. Na ocasião, será entregue uma centelha da Chama Crioula ao próximo hospedeiro, o proprietário da Fazenda Kaefer, Gilmar Kaefer.

Fonte: Algumas das informações foram extraídas da Revista da Semana Farroupilha 2016, produzida pela Cosfa

<<   |   >>