Olá, boa tarde! Hoje é quinta-feira, 27 de julho de 2017

31/01/2017 | Terça-feira | 07h33

Secretaria da Agricultura concede certificado do SIM a fábrica de embutidos

Companhia MT atuará inicialmente com produção de linguiça, cortes de carne e desossa de carcaças

Por Laurentino Pinto Vieira

Secretaria da Agricultura

Veterinários da Secretaria de Agricultura entregam certificado de inspeção ao empresário Marcelo Tedesco

Foto: Franciéli Keller

Na sexta-feira, dia 27, a Secretaria Municipal da Agricultura concedeu a Companhia MT o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O documento foi entregue pelos médicos veterinários responsáveis pelo SIM, Eduardo Trindade Viçosa e Laurentino Pinto Vieira, ao proprietário do empreendimento, Marcelo Machado Tedesco.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável pela fiscalização das atividades de elaboração, beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos comestíveis de origem animal no município.

A inspeção e fiscalização realizadas pelo SIM permitem a verificação das condições higiênico-sanitárias que devem apresentar os matadouros, as indústrias e os estabelecimentos comerciais que atuem no abate, industrialização ou comercialização da carne e seus derivados, assim como dos demais produtos de origem animal. Sendo assim, garante que os produtos ofertados estejam livres de zoonoses e toxinfecções, garantindo a qualidade do alimento e credibilidade junto à população.

O SIM da Secretaria de Agricultura tem realizado diariamente visitas aos empreendimentos que comercializam produtos de origem animal em Itaqui.
 Este serviço oferece maior segurança ao consumidor, maior tranquilidade aos serviços de saúde pública, padronização dos produtos e serviços, qualificação da mão de obra e proteção à saúde dos manipuladores e consumidores. Além disso, auxilia no combate o comércio de carnes clandestinas.

A Secretaria está à disposição dos estabelecimentos comerciais interessados em se regularizar para prestar esclarecimentos e tirar quaisquer dúvidas sobre a legislação que trata das atividades de elaboração, beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos comestíveis de origem animal, visando sua adequação.

O contato pode ser feito pelos telefones (55) 3432 1100 ou 3433 6777 ou pelo e-mail agricultura@itaqui.rs.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 7 horas às 13 horas.