04/01/2017 | Quarta-feira | 10h06

SEMAI realiza campanha de coleta de lixo eletrônico

Evento deve acontecer no próximo dia 12, no Parcão.

Por Francieli Keller

Natusomos

Foto: Natusomos

Como parte da programação do mês de janeiro, a Prefeitura de Itaqui, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI), dando inicio as atividades de conscientização ambiental, realizará no próximo dia 12, no Parcão uma campanha de recolhimento de material eletroeletrônico inservível (celulares, computadores, televisores, videocassetes, videogames, máquinas fotográficas, etc.), o chamado lixo eletrônico e também a “linha branca” (geladeiras, máquinas de lavar, fogão) e ainda sucatas de para-choque de plástico. O evento acontecerá entre as 8 horas e 30 minutos até as 16 horas.
A preocupação da Prefeitura com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.
Este material será recolhido pela empresa Natusomos, localizada na cidade de Horizontina e não haverá custos à população o encaminhamento desses itens, exceto para o descarte de Toner (3,00 a unidade), Lâmpadas (1,50 a unidade) e pilhas (17,00 o Kg).