Olá, boa noite! Hoje é sábado, 29 de abril de 2017

02/02/2017 | Quinta-feira | 09h38

Defesa Civil Regional reune-se com o Coordenador da Defesa Civil de Itaqui

Reunião ocorreu na manhã de terça-feira no Gabinete do Prefeito e teve como tema principal a importância de ter um Plano de Contingência elaborado.

Por Franciéli Keller

Assessoria de Comunicação

Reunião entre Defesa Civil, Prefeitura e Exército tratam a importância de uma Plano de Contingência

Foto: Franciéli Keller

O Coordenador Regional da Defesa Civil, Rinaldo da Silva Castro realiza reunião na manhã do último dia 31, com o Prefeito em exercício Márcio Palma, o Comandante do 1º RCMec. O Ten. Cnel. Domingues, a Secretária da Assistência Social, Letícia Viana e o Coordenador da Defesa Civil de Itaqui, Jonas Pires para articular a elaboração do “Plano de Contingência”.

Dentre vários pontos determinantes no exercício das funções da Defesa Civil, está um mapeamento que está sendo preparado pelo Coordenador Jonas em parceria com o curso de Engenharia de Agrimensura da UNIPAMPA, para que possam ter uma estrutura organizada de acodo com o nível da água nos períodos de cheia, assim como está sendo elaborado o Plano de Contingência, que permite retirar organizadamente com rapidez e eficácia a todos os atingidos por acontecimentos climáticos previsíveis mas inevitáveis.

O Coordenador Regional, o Major Rinaldo, reiterou a importância de manter uma sede com estrutura física e equipe de trabalho organizada, assim como definidos alojamentos, e entidades que possam prestar apoio em possíveis casos de remoção de desabrigados e desalojados.

Para ele, as cheias são parte da nossa realidade e são previstas quase que anualmente, mas tem ainda os fatores climáticos como chuvas de granizo, ventos fortes, e chuvas fortes que muitas vezes atingem casas e famílias em questão de poucos minutos, para isso é preciso que se tenha um plano pronto, que sejam definidos os locais e as possíveis parceiras para movimentar as pessoas e seus pertences.

Para o Coordenador Jonas Pires, da Defesa de Itaqui o trabalho está sendo feito de forma organizada e pretende mapear toda a região ribeirinha, como cadastramento de famílias e possíveis locais de deslocamento. Isso facilitará o trabalho e fará com que as pessoas possam ser melhor atendidas.

Participaram ainda da reunião o Secretário da Administração, Fabiano Virgili; o Chefe de Gabinete, Roberto Zacoutteguy e o Assessor de Gabinete Jucelio Vargas e o Coordenador Regional Adjunto da Defesa Civil, o Sgto. Adão Roberto Rodrigues.