Olá, boa noite! Hoje é sábado, 23 de setembro de 2017

02/02/2017 | Quinta-feira | 12h46

Secretaria da Agricultura publica registros das atividades do mês de Janeiro/2017

Diversas atividades estão sendo realizadas visando a reestruturação da secretaria

Por Franciéli Keller

Secretaria Municipal de Agricultura

Limpeza e plantiu nos canteiros da horta da Granja Municipal

Foto: Sandra Howes

Foi realizada uma reunião com produtores do interior do município com o objetivo de renovar a proposta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sobre a retomada das feiras semanais realizadas em seis pontos da cidade e tratativas para a realização do Feirão da Agricultura Familiar. O Feirão será realizado no dia 04 de fevereiro (sábado) na Central de Comercialização, localizada na Rua Dom Pedro II, 1677, próximo ao Parcão, entre as ruas Pascoal Minoggio e Coronel Fernandes, com produtos oriundos da agricultura familiar local.

O PAA em Itaqui atua na modalidade de compra com doação simultânea, ou seja, os produtos são adquiridos de produtores cadastrados no programa e repassados a entidades socioassistenciais também previamente cadastradas e submetidas a avaliação do Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente as entidades cadastradas no programa são: Hospital São Patrício, Lar São José, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sentimentos, CAPS Mentes Brilhantes, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar da Juventude São Patrício, Amigo do Idoso e Projetos Fênix e Aumento Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde.

No setor de Registro de Marcas todos os dados estão sendo colocados no sistema da prefeitura, tornando a busca pelos registros muito mais rápida e prática.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizou visitas a alguns empreendimentos, onde foram avaliados os processos de manipulação e boas práticas de fabricação de produtos de origem animal, e concedeu o registro do SIM para a fábrica de linguiça Companhia MT.

Na Granja Municipal foi realizada a limpeza dos canteiros e reestruturação das hortas. No local já puderam ser doadas as primeiras mudas de algumas árvores nativas.