02/02/2017 | Quinta-feira | 08h49

Secretaria de Saúde lança comunicado a população

Nota sobre a Febre Amarela deve ajudar na informação de prevenção e combate a doença.

Por Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

Vetor da dengue e da Febre Amarela o Aedes aegypti transmite a doença através da picada.

Foto: www.google.com.br/imagens

Devido o estado do Rio Grande do sul estar em estado de Alerta Epidemiológico para a Febre Amarela, vimos informar por meio desta, que a febre amarela é uma arbovirose causada por um vírus, transmitida por mosquitos. Por possuirmos na   fauna do município de Itaqui, bugios, não significa que tenhamos risco para a febre amarela, no entanto contamos com a  ajuda da população que vivem próximas a esses animais  que avisem a Secretaria Municipal de Saúde algum caso de animais aparentemente doentes, moribundos ou até mesmo mortos.
Convém lembrar que a captura e manejo de qualquer animal da fauna silvestre, necessita de autorização prévia das autoridades competentes.
Não se deve mal tratar, machucar, capturar ou até mesmo matar esses animais, pois eles são para nós “Sentinelas “ da circulação do vírus causador da febre amarela, uma vez que a mortalidade(epizootia) destes animais pode indicar a presença do vírus em uma determinada região.