Olá, boa noite! Hoje é sábado, 29 de abril de 2017

14/03/2017 | Terça-feira | 12h39

Professoras Itaquienses participam de encontro do Pacto Nacional de Educação em Santa Maria

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa prevê a alfabetização nas Escolas de Ensino Fundamental até o final do 3º ano

Por Franciéli Keller

kelen Bachinski

Professoras itaquienses participam durante toda a semana da formação e capacitação do Pacto.

Foto: Kelen Bachinski

Durante toda essa semana acontece o Encontro do Pacto Nacional de Educação no Polo do mesmo na cidade de Santa Maria, no Hotel Don Rafael entre 13 de Março (ontem) até 17 de março (sexta-feira). Com o objetivo de Formação e capacitação de Professores que participam do Programa. Dentre elas três itaquienses participam do evento. A Professora Daiana Bohrer, coordenadora do Pacto no Município de Itaqui, a Professora Andrelize Falcão e a Professora Kelen Bachinski.

O que é o Programa?

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para a formação que está sendo realizada no momento o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1 - Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.
2 - Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do E.F. e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.
3 - Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.