Olá, boa noite! Hoje é sábado, 29 de abril de 2017

28/04/2017 | Sexta-feira | 08h31

I Ciclo de Palestras sobre Industrialização e Processamento de Produtos de Origem Animal

Serviço de Inspeção Municipal realizou o evento na Câmara de Vereadores nos dias 24 e 25 de abril

Por Secretaria Municipal da Agricultura

Secretaria Municipal da Agricultura

Palestra do médico veterinário Gabriel Nunes Charão coordenador do S.I.M. de Alegrete explanou sobre o trabalho realizado em seu município

Foto: Secretaria Municipal da Agricultura

O evento organizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) era uma demanda dos proprietários dos estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, em especial linguiça e charque.

Na segunda-feira, dia 24, o médico veterinário Gabriel Nunes Charão coordenador do S.I.M. de Alegrete palestrou sobre o trabalho realizado em seu município, apresentando dados de como era antes e depois do serviço instalado. O veterinário explicou que o município vizinho aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que possibilita a comercialização de seus produtos em todo o território nacional. Atualmente Alegrete tem agroindústrias de embutidos, charque e de derivados de leite, casa do mel e dois abatedouros.

Na sequência o médico veterinário Prof. Me. Juliano Gonçalves Pereira da Unipampa de Uruguaiana apresentou a palestra sobre boas práticas de fabricação em que demonstrou como o trabalho dos manipuladores deve ser executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Ainda trouxe informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos colaboradores, o treinamento para os mesmos, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.

Na terça-feira, dia 25, o ciclo de palestras foi finalizado com a engenheira de alimentos Juliana Pacheco de Freitas da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde de Alegrete. A palestrante falou sobre a manipulação de produtos de origem animal no comércio de alimentos e tirou as dúvidas dos participantes sobre as portarias da Secretaria Estadual de Saúde do RS n° 66 e n° 146/2017. Além disso, a engenheira apresentou a nova classificação dos estabelecimentos (açougues e fiambrerias), ressaltando a diferença entre eles e a estrutura mínima exigida para as atividades desenvolvidas pelos comerciantes.