05/05/2017 | Sexta-feira | 12h40

SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE

O CREAS está localizado na Rua Bento Gonçalves, número 1089. Telefone (55) 3433 7238.

Por Franciéli Keller

CREAS

CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE

Foto: https://www.facabonito.org.br/mobilizacao

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, sendo este uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Com apenas 8 anos de idade, Araceli foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Apesar de ser um crime hediondo, até hoje está impune.

Nessa semana o CREAS realizará palestras para adolescentes e professores com a finalidade de informar sobre as diversas formas de violências, principalmente a sexual.

Este ano, as palestras acontecerão nos seguintes locais:
Escola Estadual Osvaldo Cruz, Associação Centro Cultural Laçadores Jácomo Bonapace, Grupo de Arte e Dança Sem Fronteiras e APAE.

Também será realizada a tradicional CAMINHADA alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que será realizada no dia 19 de maio, com saída do Parque Comendador Fermino Fernandes (Parcão), às 9 horas e 30 minutos, com objetivo de mobilizar a sociedade para as questões relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.

O CREAS:

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal de abrangência municipal que se constitui como referência da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

Dentre os objetivos do CREAS estão:
O fortalecimento da função protetiva da família;
A construção de possibilidades de mudança e transformação em padrões de relacionamentos familiares e comunitários com violação de direitos;
A potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e a reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e como contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso;
O empoderamento e a autonomia;
O exercício do protagonismo e participação social;
O acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social; e
A prevenção de agravamentos e da institucionalização.