Olá, bom dia! Hoje é domingo, 23 de julho de 2017

23/06/2017 | Sexta-feira | 10h24

Prefeitura de Itaqui e entidades sociais recebem doação de mel da APROMI

Por Franciéli Keller

Assessoria de Comunicação

Foi entregue ao município de Itaqui uma doação de 23 baldes de mel, totalizando 1,3 mil kg.

O mel foi produzido dentro do Programa de apicultores da empresa Stora Enso Florestal RS ltda em parceria com a Associação dos Produtores de Mel de Itaqui, APROMI, onde o mel é produzido dentro do município e essa parceria garante que parte dessa produção seja destinado a entidades e órgãos governamentais desde que não haja fins lucrativos e este produto seja encaminhado gratuitamente ao consumo dos usuários.

As doações foram distribuidas para escolas municipais e escolas de educação infantil, e outra parte foi destinado a entidades como APAE, Asilo, Projetos Sociais, Cras, Caps...

O QUE É O PROGRAMA DE APICULTURA
STORA ENSO X ASSOCIAÇÃO DE APICULTORES:

Desde 2009, a Stora Enso Florestal RS Ltda vem desenvolvendo um programa de apicultura para ampliar a participação das comunidades nas atividades da empresa, promover o uso múltiplo dos plantios florestais possibilitando aumento de renda e melhoria da qualidade alimentar.

A instalação dos apiários e as atividades apícolas se iniciam após assinatura de contrato com as Associações locais de apicultores.

A Stora Enso disponibiliza áreas com plantações em fase de florescimento, que tenham atingido idade superior a três anos, na proporção de cinco hectares por colméia.

Para participar, o produtor deve ser sócio de uma associação de apicultores em um dos municípios de atuação, sendo que a mesma deverá ser registrada no CNPJ e cadastrada em um Sistema de Inspeção Sanitária (federal, estadual ou municipal). Não é permitida a prática de apicultura migratória nem a sublocação de áreas.

De acordo com o programa, os apicultores retornam para a Empresa uma parte do mel produzido como forma de pagamento pela pastagem apícola disponibilizada. Por sua vez, o mel arrecadado é doado para entidades sociais dos municípios de abrangência do projeto como escolas, creches, asilos, APAE, etc, melhorando assim, a qualidade alimentar das comunidades abrangidas.

A Empresa e a Associação de Apicultores está envolvendo os setores de Assistência Social e Secretarias da Educação dos municípios de atuação para efetivação das doações