12/07/2017 | Quarta-feira | 12h10

Grupo de Operações Especiais e servidores municipais apreendem mais de 190 kg de carne sem procedência

Serviço de Inspeção Municipal, Vigilância Sanitária, Fiscalização e Brigada Militar realizaram operação de combate ao comércio de carne clandestina

Por Secretaria Municipal da Agricultura

Secretaria Municipal da Agricultura

Apreendido mais de 190 kg de carne sem procedência

Foto: Brigada Militar

Na manhã do último sábado, 08, foi desencadeada mais uma operação de combate à receptação de carne clandestina ou proveniente de abigeato.

Foram fiscalizados quatro estabelecimentos comerciais pelos médicos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) da Secretaria da Agricultura, servidores da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde e do setor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (G.O.E.) da Brigada Militar.

Durante a operação foram apreendidos oito carcaças de ovinos sem procedência, além de uma pequena quantidade de linguiça e charque, totalizando mais de 190 kg de carne.

Os servidores municipais fiscalizaram a origem das carnes e produtos de origem animal e a higiene dos estabelecimentos visitados. Tendo sido verificado que alguns produtos não tinham procedência e/ou estavam mal acondicionados e, por estes motivos, foram recolhidos e posteriormente encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil.

Os responsáveis pelos estabelecimentos receberam orientações para observar as boas práticas de fabricação e serão notificados quanto ao material apreendido.

Este tipo de ação visa não só combater o comércio de produtos inadequados ao consumo humano, mas também de evitar o fomento ao furto abigeato com a posterior comercialização de carne sem procedência.

Os servidores municipais orientam a população para que procure sempre comprar produtos de origem animal fiscalizados para diminuir o risco de ingerir produtos que venham a prejudicar a sua saúde.