Olá, bom dia! Hoje é sábado, 16 de dezembro de 2017

08/08/2017 | Terça-feira | 10h44

Centro de Saúde atende mais de 100 pessoas por dia e realiza 80 exames laboratoriais por manhã

Por Franciéli Keller

Centro de saúde reduziu as filas com o agendamento das consultas

Foto: Franciéli Keller

O Centro de Saúde localizado na área central da cidade, conta hoje com sete médicos clínicos, quatro especializados e obstetra no atendimento a comunidade.

Durante o inverno gaúcho o funcionamento é das 7h às 20h, com mais de 100 consultas por dia, aproximadamente 80 exames clínicos num laboratório que hoje já pode fazer as análises de amostras aqui mesmo, com dois equipamentos novos, o que ajuda a agilizar o resultado. Alguns exames mais específicos que precisam ser analisados fora da cidade são encaminhados ao laboratório do Hospital São Patrício através da Secretaria de Saúde.

Também há no Posto o laboratório para a realização de testes rápidos (Hepatite B e C, Sífilis e HIV). Com atendimento de enfermagem que realizam ainda os exames preventivos, e assumem diversos programas do Governo Federal e Estadual, como o DTS-AIDS, SAE - Serviço de Atenção Especializado, com atendimento psicológico, de assistência social que acompanham os pacientes desde o Pré-teste, até o tratamento.

No setor de vacinação, são atendidas em média 30 pessoas por dia, na maioria delas, crianças de 0 a 2 anos. Há uma lista de 17 vacinas disponíveis através do Programa do Ministério da Saúde.

Na parte odontológica, são cinco profissionais, com mais de 50 consultas/dia,realização de Raio X e o PSE - Programa Saúde Escolar, que deve atender a partir do próximo mês todas as escolas da rede pública de Itaqui.

Uma das novidades é o programa saúde da mulher, que atende as gestantes com acompanhamento gestacional, palestras de prevenção a doenças, a gravidez na adolescência, e a partir do próximo mês será criado um curso de gestante, onde terão palestras, reuniões e aulas de como aceitar as mudanças no corpo, as mudanças de rotina e os cuidados, neste programa ainda são encaminhados todos os exames necessários durante a gravidez, para os três trimestes, as mamães receber duas ecografias, e alguns casos também é encaminhado o exame de estreptococos, para que seja realizado o tratamento ainda durante o parto. Alguns atendimentos básicos e imediatos são encaminhados para enfermeiras agilizando assim o procedimento e tranquilizando a mulher.

A Farmácia funciona das 8h às 20h conta com uma lista de 148 itens que são medicamentos básicos, alguns já estão disponíveis, outros devem chegar até a próxima semana. Para retirar os medicamentos é necessária a receita, RG e cartão do SUS.

As consultas são agendadas sempre de um dia para o outro e são distribuídas a partir das 7h da manhã, até acabarem as fichas.