24/08/2017 | Quinta-feira | 12h52

Prefeito Jarbas se reúne com Vereadores, Diretores de Escolas e Secretária de Educação para debater o EJA

Por Franciéli Keller

Vereadores e diretores das escolas estaduais em reunião no Gabinete do Prefeito

Foto: Franciéli Keller

Reuniram-se nesta manhã no Gabinete do Prefeito, os vereadores, diretores de escolas estaduais e a Secretária de Educação para debater a questão do cancelamento do transporte escolar para alunos do EJA.

Durante a reunião os diretores falaram sobre a possibilidade de evasão escolar, um aluno representante citou o uso do transporte para quem mora longe da escola.

Os vereadores sugeriram avaliar o caso e estudar uma forma legal para dar continuidade ao transporte escolar de alunos do EJA. Relataram que estão buscando informações junto a DPM sobre a continuidade do mesmo ou o retorno posterior de forma legal, tendo em vista que este transporte deveria ser custeado pelo Estado. O Presidente da Câmara propôs custear o transporte com verbas anuais que retornam do legislativo para o executivo.

Para a Secretária de Educação, além de não ter embasamento legal, e não ser de competência do município, o transporte excede o limite de gastos com a educação, e não há outro veículo do Programa "Caminhos da Escola", para atender esta demanda teria que haver a locação de um outro veículo, o que supera o limite de gastos, sendo assim os recursos não podem ser mantidos com dinheiro da Prefeitura.

O Prefeito Jarbas comprometeu-se analisar a situação, e em breve reunir todos para novo debate, defendendo de que todas as decisões devem ser tomadas pela legalidade, dentro daquilo que é possível. Lamentou o episódio e frisa que defende a educação e o incentivo para que pessoas retornem a escola depois de adultos.