15/09/2017 | Sexta-feira | 09h46

Moradores das antigas COHAB conquistam as escrituras de suas casas

Força tarefa entre Prefeitura, SOP e cartório local facilitam processo de regularização de moradores da Cohab em quatro bairros de Itaqui

Por Franciéli Keller

Thiago Ferreira conquistou a escitura de sua residência na manhã de ontem.

Foto: Franciéli Keller

Durante todo o dia de ontem, 14, no Ginásio de Esportes do 1º RC Mec, no bairro Promorar, os moradores dos quatro núcleos habitacionais da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab) puderam encaminhar as escrituras definitivas de suas casas, durante mutirão realizado pela Prefeitura de itaqui, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Defensoria Pública e o cartório local.

Itaqui conta com 1.299 moradias da Cohab, destas 815 ainda precisam ser regularizadas, nos bairros Promorar, Vila Nova, Kenedy e Cohab. Para facilitar a situação, a Prefeitura isentou o ITBI, o cartório reduziu as taxas e a SOP enviou cinco funcionários numa força tarefa para desburocratizar o processo.

Estiveram acompanhando o mutirão no dia de ontem, o Secretário de Obras, Saneamento e Habitação Fabiano Pereira, o Prefeito Jarbas Martini, o Vice-prefeito Marcio Palma, a Secretária de Assistência Social Letícia Viana, os Secretários de Indústria, Comercio e Turismo; Captação de recursos; Saúde; Assessores Jurídicos, Vereadores, a Defensora Pública do MP de Itaqui, Patrícia Conde Buzatto e o Comandante do 1º RC Mec. Cel. Domingues.

A ação começou as 9 horas e foi até as 16 horas.