Notícias

23/11/2017 | Quinta-feira | 12h34

Novembro Azul, dia D da campanha será no próximo sábado

Por Franciéli Keller

Assessoria de Comunicação


Foto: www.google.com.br/imagens

No próximo sábado, 25, será realozado pela Secretaria de Saúde o dia D da campanha Novemnbro Azul.

No centro de saúde, das 8 às 12 horas, com atendimento exclusivo aos homens.

serão realizados atendimentos médicos, verificação de pressão, HGT e testes rápidos.

Não deixe de comparecer, o câncer de prostata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil segundo  dados do Ministério da Saúde.

O que é o Novembro Azul?

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de prostata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Quais os objetivos da campanha?

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

Câncer de Prostata:

No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata.

No entanto, uma grande parte dos tumores crescem de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença durante a vida.

Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas. De fato, 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem.