24/01/2018 | Quarta-feira | 12h24

Avaliação Nutricional de alunos da rede municipal aponta alto índice de sobrepeso e obesidade infantil

O Resultado da Avaliação do Estado Nutricional dos alunos das Escolas Municipais em 2017 apontou que a metade das crianças estão com peso acima do indicado

Por Franciéli Keller

Foto: www.google.com.br/imagens

Foi realizado nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017 pela equipe de Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, a avaliação anual do estado nutricional dos alunos matriculados nas escolas do município de Itaqui do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Para a avaliação, foram aferidos peso, altura, data de nascimento e sexo, onde posteriormente foram analisados pelo programa WHO AntroPlus.

A classificação do estado nutricional foi realizada a partir da identificação do percentil do IMC por idade segundo OMS 2007, totalizando 2.974 alunos avaliados.

Os resultados apontam que mais de 51% das crianças entre quatro meses e cinco anos estão acima do peso, e para as crianças do ensino fundameltal esses números chegam a mais de 40%, em relação aos estudantes da zona rural este número chega a quase 43%.

Foram pesadas 541 crianças nas EMEIS Rosa Solés, Gladis Fernandes, Maria Cândida, Nª Sª Aparecida, Casa da Criança e José Gonçalves da Luz, e 2493 alunos das dez escolas municipais, de ensino fundamental entre cidade e interior.

O risco de baixo peso entre todas as crianças pesadas variam de 1% para o ensino fundamental e pouco mais de 2% para os alunos de escola de educação infantil.