30/05/2018 | Quarta-feira | 14h59

Prefeito anuncia reinício das obras do crechão do bairro da Chácara

A emblemática obra já dura dez anos, com nove prorrogações de prazo e passou por três empresas.

Por Rodimar Ferreira

Obra inacabada do crechão

Foto: Ascom

O prefeito Jarbas Martini anunciou na quarta-feira, 30, o reinício das obras do crechão do bairro da Chácara, localizado na rua Sani Silva, próximo da esquina com a rua Uruguaiana. A ordem de trabalho para a empresa contratada através de licitação, Cooperativa de Serviços e Empreendimentos Fronteira Oeste, foi assinada pelo gestor no local da construção paralisada, com previsão de concluir até o início do próximo ano e assim proporcionar a abertura de 300 novas vagas para a educação infantil.

A parte conclusiva do crechão vai custar R$ 1.425.926,82, sendo que a prefeitura poderá disponibilizar o saldo remanescente referente ao convênio federal depositado na Caixa, no valor de R$ 476.913,08, garantido através de decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 4º Região, favorável ao Município. Assim, foi proporcionada a décima chance para Itaqui concluir a obra que passou por três empresas, evitar o desperdício do dinheiro público já investido e cumprir com a finalidade do projeto de tamanha relevância para a sociedade local, que ainda conta com uma demanda reprimida em torno de 200 vagas. O restante, cerca de R$ 900 mil será investido pelo Executivo Municipal e parcerias.

O termo aditivo ao convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento tem prazo de vigência até 31/12/2018, proferido por meio de Mandado de Segurança emitido pela 2ª Vara Federal de Uruguaiana, foi assinado em 23/11/2017, pelo prefeito Jarbas. E reacendeu a esperança de, finalmente, entregar a obra que teve início em 30/09/2010. Isso será possível graças a determinação da administração e de seu departamento jurídico de destravar o nó górdio jurídico pregresso deste processo. Com a recompensa para as famílias que terão garantia de mais 300 crianças na escola/creche.