Notícias

15/06/2018 | Sexta-feira | 10h36

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 22 de junho

Ampliada as faixas etárias de cinco a nove anos e de 50 a 59 anos

Por Rodimar Ferreira

Ascom


Foto: Ministério da Saúde

A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida por mais uma semana e prossegue  até o dia 22 de junho. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a baixa cobertura vacinal até o momento e o alto número de óbitos por gripe em âmbito nacional. A meta de vacinar 90% dos grupos prioritários ainda não foi alcançada. No Rio Grande do Sul, o índice está em 78,3% e, segundo o último boletim epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, já ocorreram 68 casos de gripe e três óbitos em decorrência da doença.

A vacinação continua para os grupos prioritários e no RS , desde o dia 11, está aberta para as faixas etárias de cinco a nove anos e de 50 a 59 anos. Essa recomendação segue até nova avaliação ao fim da campanha.

Os grupos que mais trazem preocupação às autoridades da Saúde é o das crianças e o das gestantes, que estão ainda muito distantes de atingir a meta. Somente os indígenas chegaram aos 90% de cobertura.

A vacina é segura, sendo produzida por vírus mortos e fragmentados, ou seja, não há o risco de causar gripe nas pessoas. Ela protege contra três tipos de gripe Influenza - A (H1N1), A (H3N2) e B, e mesmo quem tomou nos anos anteriores precisa renovar a dose. Fonte Secretaria da Saúde

ITAQUI

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE informa os locais de vacinação:
CENTRO DE SAÚDE
ESF VILA NOVA
ESF JOSÉ DA LUZ
ESF RIO URUGUAI
ESF PROMORAR